Os testes de som automotivo que estavam previstos para ocorrer no último fim de semana no Parque Municipal do Chimarrão não foram realizados. A confirmação é do vice-prefeito e secretário municipal da Cultura, Giovane Wickert. De acordo com ele, a data foi adiada, pois o prefeito Airton Artus solicitou uma reunião com a Brigada Militar e integrantes da Associação do Som Automotivo de Venâncio Aires para esta semana. Após o encontro, uma nova data para o teste será definida. O trabalho será feito pela Brigada e Prefeitura com decibelímetro.
No dia 2 de agosto, foi sugerida a liberação da parte mais alta do Parque próximo ao Ginásio Poliesportivo para a prática. Porém, a possibilidade ainda vai ser analisada pela Administração Municipal após o resultado.
REGIãO
O assunto também é discutido nas cidades da região como Santa Cruz do Sul e Lajeado. Conforme informou o departamento de fiscalização de Santa Cruz, há eventos anuais específicos como o campeonato de som em conjunto com a prefeitura que ocorre mediante autorização. Os participantes precisam estar registrados. No entanto, ainda de acordo com o setor, o local cedido para a prática do som em outros momentos é o autódromo no Distrito Industrial, desde que não cause perturbações.
Em Lajeado, já foram registrados transtornos. De acordo com o coordenador do Departamento de Trânsito Euclides Rodrigues, ocorreram inúmeras reclamações por parte da população. “Já fiscalizamos com a presença da polícia”. Rodrigues ressalta que não há local específico para a prática do som automotivo no município. Segundo ele, as pessoas que apreciam não podem exercer a prática em locais próximos à hospitais e igrejas, precisam respeitar o limite de decibéis e horários, como até às 22h. Nas duas cidades, os apreciadores do som ainda precisam obedecer leis que são semelhantes as de Venâncio Aires divulgadas em matéria na edição de 7 de agosto.