Depois de ter vivenciado várias experiências em diferentes áreas de atuação, Isabel Kaufmann, 40 anos, começou a exercer a advocacia em Venâncio Aires. Natural de Rio Pardo, a advogada teve que vencer vários obstáculos durante a trajetória profissional.
Quando concluiu o curso técnico em Enfermagem, Isabel começou a atuar na área da saúde, em Sinimbu. Após esta experiência, começou a cursar a graduação em Enfermagem, mas interrompeu o curso, porque não estava realizada na profissão.
Em 2007, começou a fazer cursos preparatórios para concurso público, período em que despertou o olhar para o Direito. “Naquela época, eu conciliava o meu trabalho no hospital de Sinimbu e os estudos na Faculdade Dom Alberto, em Santa Cruz do Sul” recorda.
Durante este período, Isabel foi aprovada em um concurso público para a educação. Foi então que ela deixou de lado a área da saúde para trabalhar em uma escola de Educação Infantil, em Santa Cruz do Sul, onde permaneceu de 2014 a 2017. Neste meio tempo, como ela já havia concluído a graduação em Direito, começou a advogar. “Meus primeiros clientes foram meus amigos e familiares”, afirma.
Incentivada pelo namorado e atual marido, Artur Kaufmann, 61 anos, que residia em Venâncio Aires, ela decidiu pedir exoneração do cargo público para se dedicar, exclusivamente, ao Direito. No início de 2017, se mudou para Venâncio para atuar em parceria com um sócio e, dois meses depois, já investiu no próprio negócio. “Quando comecei a atuar sozinha, encontrei vários desafios. Não tive uma bengala, um colega mais experiente para me orientar nas minhas decisões. No início, cometi erros sanáveis e, em cima disso, eu percebi em quais os pontos eu precisava melhorar”, comenta a profissional, ao destacar a evolução no decorrer da prática.
Assim que assumiu o próprio escritório, Isabel implantou um sistema de advocacia mais personalizado. “Antes, eu prestava assistência aos meus pacientes do hospital e hoje, eu tenho o mesmo cuidado com os meus clientes, só que de um jeito diferente”, ressalta a advogada, que atua na área do direito Previdenciário e Trabalhista.
Segundo ela, o fato de ter atuado em diferentes áreas contribuiu para a sua formação. “A responsabilidade de lidar com os problemas de outras pessoas e a capacidade de olhar para o próximo veio a calhar. A bagagem proporcionou o amadurecimento, a força e um ‘gás’ para eu enfrentar os problemas com mais facilidade”, avalia.
Nas horas de lazer, ela dedica o tempo à família, ao marido e ao Rei, seu cachorrinho de estimação. A advogada também gosta de praticar natação e de curtir os dias de folga na praia.
LEIA MAIS: