Após a realização do projeto Prefeitura Mirim, a secretária de Habitação e Desenvolvimento Social, Claidir Kerkhoff Trindade foi surpreendida com uma ação da sua secretária mirim, Andressa Rafaela Schmachtenberg. A jovem de 11 anos, estudante do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Bento Gonçalves juntou esforços com as demais turmas do educandário e liderou uma ação para arrecadação de brinquedos para crianças carentes.
A arrecadação teve duração de duas semanas e os mais de 50 itens arrecadados foram doados para a secretaria que agora destina para famílias referenciadas do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), famílias que visitam a secretaria e também, estendem a mão com as doações para o Gabinete da Primeira-dama.
Andressa conta que quando a ideia surgiu, primeiro enviaram bilhetes comunicando a ação para todas a strumas da escola (do pré ao 5º ano), tanto pela agenda quanto pro grupos de WhatsApp. Durante o recolhimento, um cartaz e uma caixa foram colocadas no portão da escola, com isso, na entrada e saída dos alunos, eram deixadas doações. Foram preenchidas três caixas de papelão. “Depois separamos os brinquedos, lavamos o que precisava e embalamos para presente”, explica Andressa.
E após a arrecadação, o convite foi para que a secretária Claidir fosse buscar os itens e conversar com a turma. “Ficamos muito felizes com a quantidade que conseguimos. Agora, nós do 5º ano vamos deixar a escola, mas esperamos que a ação continue nos próximos anos”, afirma a aluna. Auxiliaram na ação também, a diretoria da escola Lucia Dutra e a professora da turma, Samara dos Santos Fuentes.
Atitude
Claidir destaca que o projeto Prefeitura Mirim teve sua importância confirmada ainda mais, depois da ação da aluna. “Faz essas crianças e adolescentes verem o dia a dia da estrutura da Prefeitura, contribui para as futuras profissões que elas vão querer”. A Andressa passou uma semana na secretaria e segundo Claidir, ela compreendeu e captou o trabalho desenvolvido, tanto que, teve a atitude de liderar esta arrecadação na escola.
“Tem gente que trouxe quatro sacolas de brinquedos, então ficamos surpreendidos e é muito gratificante pensar que no mínimo 50 crianças irão ganhar um presente de Natal, já que os pais não podem dar.”
ANDRESSA RAFAELA SCHMACHTENBERG
LEIA MAIS: