Talvez fosse apenas mais um ano, de mais uma tentativa, como tantas outras. Mas, desta vez, o desfecho foi diferente: a Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Linha Travessa, terá Tempo Integral a partir de 2022. O desejo de ter a modalidade era antigo, e o responsável pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura confirmou à reportagem da Folha do Mate, na tarde de ontem, que o educandário foi mesmo contemplado.
Atualmente, a escola atende 71 alunos, de pré ao 9º ano do Ensino Fundamental, e possui uma estrutura com cinco salas de aula, laboratório de informática, sala de recursos, auditório, refeitório, uma quadra de futsal e uma de vôlei, saguão, sala dos professores, secretaria e uma pracinha. Além disso, tem acesso ao ginásio da localidade para realizar atividades.
A diretora, Liege Machry Regert, destaca que 80% dos alunos da escola precisam da integralidade para que tenham um local para ficar durante o horário que não têm aula, bem como ter onde se alimentar, pois muitos estudantes são de famílias em situação de vulnerabilidade. Além disso, ela relata que os pais trabalham na agricultura e, muitas vezes, não há tempo de preparar uma refeição para os filhos. Com isso, o Tempo Integral é uma ideia que se fez cada vez mais necessária, pois, com ele, também seria uma maneira de trazer mais crianças moradoras da região para dentro da escola, visto que alguns pais se deslocam até o Centro da cidade para trabalhar e acabam matriculando os filhos em outras escolas, por terem a oferta de um turno inverso ou até mesmo uma instituição ou ONG que ofereça o serviço. As turmas que farão parte do Tempo Integral serão do 1º ao 9º anos.
PREOCUPAÇÃO
Na pandemia, a direção da escola, sensibilizada com a situação de muitas famílias, arrecadou alimentos para repassar para as mais carentes, com o intuito de ajudar nesse período. Já com a realidade do retorno escolar, no início do ano, um fator positivo para o educandário foi o transporte escolar. Houve a disponibilização de um ônibus que fizesse toda a rota que compreende as moradias dos estudantes, o que facilitou a locomoção dos alunos, que, segundo Liege, moram todos a mais de dois quilômetros da escola.
MOBILIZAÇÃO
Para que houvesse novamente a tentativa e por sentirem falta de uma liderança política à frente da ação, a escola, juntamente com a Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, organizou um abaixo-assinado para encaminhar à 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), alegando tal necessidade.
Até o momento, somente no educandário, mais de 200 assinaturas foram coletadas, além das demais que estão espalhadas em listas com moradores e comerciários da região. Para a auxiliar administrativa Márcia Rejane Lourenço da Luz, que tem a filha, Valenthina Elisa Schneider, de 11 anos, no educandário, a oferta é importante para o grau curricular do aluno e, também, para os pais, pois, sabendo que eles estão na escola, ficam em boas mãos e não esquecerão das atividades e dos momentos vividos no período. Segundo ela, a filha, que foi aprovada para o 6º ano, precisa ter o cuidado de algum outro responsável quando não está na escola.
Meri Gigiane Dutra, mãe de Samanta Dutra dos Santos, de 8 anos, relata que o Tempo Integral é muito importante, pois os pais não conseguem ficar o dia todo com os filhos. Além disso, ela afirma que é uma boa maneira de melhorar o ensino, de os estudantes terem rotina e horários para fazerem determinadas tarefas.
Além da Perpétuo Socorro, as outras duas escolas estaduais que contam com Tempo Integral em Venâncio Aires são a Crescer e a Wolfram Metzler, dos bairros Coronel Brito e Bela Vista, respectivamente.
“Estamos muito felizes e gratos pela conquista. Achamos que seria um processo mais demorado. Agora vamos pensar nos próximos passos para receber nossos estudantes do no próximo ano.”
LIEGE MACHRY REGERT
Diretora da Escola Perpétuo Socorro