O Natal é uma data para encher os olhos. As ruas, avenidas e as casas são decoradas com pisca-piscas e elementos que resgatam toda a magia que a data comemorativa proporciona. São tantas opções de enfeites natalinos, que muitas pessoas não sabem nem por onde vão começar, quando pretendem fazer a decoração de casa ou da mesa para a noite natalina.
Sem falar que, nesta época do ano, o consumo também aumenta e a grande maioria gasta acima do orçamento, em relação aos meses anteriores, na compra de presentes, lembranças e dos produtos da tradicional Ceia de Natal.
Para evitar gastos desnecessários, há várias alternativas de decoração com materiais, que geralmente, as pessoas já têm em casa. A professora aposentada e artesã Janine Lenz Kniphoff da Cruz, em parceria com a Folha do Mate, indica sugestões que podem ser elaboradas em casa, para aqueles que não desejam gastar muito com a ornamentação.
Objetos em vidro, latas, MDF são algumas das opções, basta usar a criatividade.
Os itens de decoração elaborados pela artesã podem ser encontrados na matriz e filiais do Supermercado Lenz, em Venâncio Aires, e por meio da página do Facebook Nine Ateliê.
Porta-guardanapo
Decorar a mesa da Ceia de Natal é um ato de delicadeza com os convidados, que irão compartilhar da Ceia de Natal. Mas, não é preciso investir muito para causar esta impressão, pois os elementos natalinos podem ser elaborados em casa. Uma das tendências de decoração são os porta-guardanapos. Segundo Janine, basta utilizar festão verde aramado, lascas de tronco de árvore, ramo de bolinhas vermelhas , fitinha dourada e cola quente.
Ela explica que basta fazer um círculo com o aramado e colar com a cola quente, montar um arranjo com as lascas de madeira, com o ramo de bolinhas e finalizar com um tope dourado. O enfeite pode ser colado com a cola quente em cima do festão verde e está pronto.
Garrafas e latas decoradas
Reaproveitar materiais também é uma sugestão, já que, muitos itens utilizados no dia a dia não têm nenhuma finalidade e são descartados. As garrafas de vidro são alguns exemplos pois abrem um leque de possibilidades. Para transformar estes itens, o processo é simples e rápido, basta limpar a garrafa, passar primer e deixar secar. Depois disso, é só pintar com tinta acrílica ou PVA.
Para fazer o modelo da foto, você precisará de garrafas limpas, sem o rótulo, primer, tinta spray (vermelho e dourado) e enfeites diversos como fitas, bolinhas, corrente de pérola vermelho, barba de pau, flor de natal e velas.
Segundo Janine, depois que o primer estiver seco, pinte duas demãos de cada cor com a tinta spray e coloque barba de pau para firmar a vela no bico da garrafa. A decoração pode ser com o material que tiver em casa. Com as latas, o processo é o mesmo.
Decoração em vidro
Não precisa ser ‘expert’ no assunto para elaborar arranjos natalinos. Nem mesmo, sair gastando com enfeites para ‘caprichar’ na decoração. Basta ser criativo e harmonizar as cores e elementos.
Geralmente, é comum ter em casa taças de vidro ou vasos transparentes e estes itens podem trazer várias alternativas de decoração. Separe aquilo que já tiver em casa, assim como, bolinhas de Natal, flores de Natal, fitinhas vermelhas, velas, taças de vidro ou um aquário pequeno de vidro. Depois disso, é só montar. As taças podem ser dispostas na mesa com a base para cima e as bolinhas de Natal colocadas dentro. Na ponta, coloque uma vela e faça um acabamento com fitinhas vermelhas. Já com o aquário, encha de bolinhas e finalize com as flores de Natal.
LEIA MAIS: