Símbolo dos gaúchos atravessa as fronteiras

-

Acesa em Santo Amaro do Sul, Distrito de General Câmara, no sábado, 17, a Chama Crioula foi recebida por 1,5 mil cavalarianos, conforme o coordenador da 2ª Região Tradicionalista (RT), Ivan Botelho. A solenidade também marcou o início da Semana Farroupilha, comemorada de 14 a 20 de setembro, no Rio Grande do Sul e nas federações dos Movimentos Tradicionalistas Gaúchos (MTGs) em outros estados e países.

Da lamparina do santo padroeiro (Santo Amaro), acesa há 189 anos, na igreja construída no século 18,  o padre Jorge Soares Meneses, pároco da comunidade e representantes da irmandade procederam a transferência da fagulha para um lampião que deu origem à Chama Crioula Oficial. O mesmo foi repassado para o coordenador Ivan Botelho, anfitrião do evento, e ao presidente da comissão para o acendimento no município, Altair Lima.Na solenidade de abertura, a composição do venâncio-airense Libório Wilges ‘General Câmara convida, Santo Amaro acolheÂ’, foi destaque juntamente com a música-tema dos festejos estaduais ‘Eu sou Rio GrandeÂ’, letra do cantor Gujo Teixeira.

 Na distribuição às delegações, a presença do Patrono da Semana Farroupilha do Rio Grande do Sul, Nésio Alves Correa (O Gildinho) do grupo os Monarcas, em conjunto com o presidente do MTG/RS, Erival Bertolini; o presidente da Confederação de Tradição Gaúcha (CBTG), Manoelito Carlos Savaris, e do prefeito de General Câmara, Darci Freitas.

A cavalo ou a pé, representantes das 30 RTs do Rio Grande do Sul e federações da Amazônia Ocidental, Santa Catarina, Mato Grosso, e Mato Grosso do Sul acenderam seus candeeiros ou, simplesmente, levaram um símbolo em forma de pavio para os outros estados.

Seminário

Integrando as programações, no sábado à tarde, ocorreu o 2º Seminário da Juventude Tradicionalista, organizado pelo Departamento Jovem do MTG. Palestras sobre liderança jovem e pontos históricos de Santo Amaro tiveram a participação de 301 jovens, conforme registro de credenciamento. Entre estes, representantes da 24ª RT e de entidades venâncio-airenses.

 

Venâncio Aires

Cavalarianos do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva-Mate, do Centro de Pesquisa Folclórica (CPF) Terra de Um Povo e Piquete Machry receberam a centelha que será unificada com outras a serem buscadas pelas demais entidades tradicionalistas do município, até a abertura oficial dos festejos, no dia 14 de setembro, na Capital do Chimarrão. O Piquete Cavaleiros da Estrada se fez representar, embora realize a cavalgada a Santo Amaro, nos próximos dias.

Os tradicionalistas venâncio-airenses e da 24ª RT, com a participação do coordenador regional Flávio Antônio Rodrigues, da coordenadora de Cultura do município, Luce Carmen da Rosa Mayer, e da vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira, durante a retirada da centelha, aproveitaram para reiterar à diretoria do MTG a intenção em sediar, no município, em 2015, a Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars).

Festejos

Organizada pela Associação Tradicionalista Venâncio-airense (ATVA), com apoio da Administração Municipal, a Semana Farroupilha/2013 está com a PROGRAMAÇÃO organizada, conforme Luce Carmen.

No domingo, 25, será realizado o Concurso de Prendas e Peões da ATVA, no Galpão Morada Velha do Parque Municipal do Chimarrão. Até a quarta-feira, 21, as entidades poderão fazer a inscrição para participar com seus representantes.

A coordenadora também convida prendas e peões para uma reunião na terça-feira, 27, às 19h, na secretaria de Cultura, quando serão organizadas as atividades, que se iniciam no dia 1º de setembro para as escolas. Luce informa, que as escolas interessadas em participar ou receber as ações podem fazer contato através do telefone 3983-1093. Estão previstos dois dias de atividades no Parque do Chimarrão, onde serão oferecidas diversas oficinas para alunos e professores.

{gallery}galerias/19082013{/gallery}

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido