O dia que marca a Independência do Brasil – o 7 de setembro – não deve ficar marcado apenas pelos tradicionais desfiles em homenagem à Pátria. Manifestantes de todo o país se mobilizam para mais uma vez parar as ruas das cidades brasileiras. Desta vez, aproveitando a data máxima de civismo brasileiro e anunciando o maior protesto da história.
Em Venâncio Aires, o Movimento Despertamos, que vem se reunindo semanalmente desde que eclodiu os movimentos sociais no Brasil, confirma participação no manifesto. Conforme um dos membros do grupo, Daniel Poletti, uma nova reunião deve acertar detalhes do ato. Segundo ele, ainda não está confirmada a pauta que será reivindicada e as ações para a data.
Ele destaca que a intenção é se manifestar de forma pacífica e não interferir no desfile cívico, programado para as 9h, na rua Osvaldo Aranha.
Neste ano, o tema da Semana da Pátria de Venâncio Aires é ‘Juventude, missão desafiadora por uma sociedade melhorÂ’. E é justamente por uma cidade, Estado e País melhor que o Despertamos quer voltar às ruas. Poletti observa que o grupo está unido e continua se reunindo. O último encontro ocorreu no sábado, 17. Ele informa que logo que tiverem mais informações acertadas entre os integrantes, um evento será criado na rede social Facebook.
O último ato do movimento social ocorreu no dia 15 de julho, na Câmara de Vereadores. Desde que iniciaram as manifestações, o grupo além de passeatas pelas ruas centrais também esteve em reunião com o prefeito Airton Artus e com vereadores. O maior ato reuniu mais de mil pessoas.