Maquetes, experiências de ciências, trabalhos de pesquisa. Diferentes projetos desenvolvidos diariamente nas instituições de ensino serão os protagonistas da segunda edição da Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inovação (Movaci). Promovido pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) campus Venâncio Aires, o evento ocorre entre os dias 23 e 27 de setembro. “Vamos abrir as portas do nosso campus para receber as escolas e promover uma grande troca de experiências”, destaca o diretor-geral do IFSul, Cristian Oliveira da Conceição.
A exemplo do ano passado, a Movaci vai reunir até 120 trabalhos de ensino fundamental, médio e técnico. Para garantir a participação, as escolas devem inscrever seus projetos pelo site www2.venancio.ifsul.edu.br/movaci, até o dia 26 de agosto. Conceição lembra que, qualquer projeto, por mais simples que seja, é convidado a participar da feira. “A semelhança de todos os trabalhos, desde o projeto mais simples, do feijão plantado no algodão, até o mais complexo, como um carro elétrico, é que todo mundo está ali acreditando no que faz”, salienta.
O diretor comenta que a mostra é uma forma de estimular alunos e professores e mostrar possibilidades de aprendizado. “Uma feira de projetos é um ensino que vai além da sala de aula, é uma maneira de aprender fazendo experiências e conhecendo outras iniciativas”, observa. Segundo ele, em municípios como Charqueadas, que também possuem campus do IFSul, existem exemplos de estudantes que participaram das mostras de projetos ainda no ensino fundamental e hoje são estudantes do IFSul e se destacam no desenvolvimento de projetos. “é esse espírito de pesquisa, cultura e inovação que queremos incentivar nos estudantes de Venâncio Aires”, ressalta.
PROGRAMAÇÃO – Embora a Movaci ocorra durante cinco dias, a exposição dos projetos se concentra nos três últimos dias do evento. Entre a quarta e a sexta-feira, os trabalhos serão expostos em estandes, em um lonão montado no pátio do instituto. Serão premiados os três melhores em cada categoria – ensino fundamental, médio e médio técnico ou tecnológico – e em cada eixo temático. No momento da inscrição, as escolas devem indicar em qual área o projeto se enquadra: Qualidade de vida e meio ambiente; Tecnologias assistivas, Humanidades e cultura, Inovação tecnológica, Ciências exatas, agrárias e da terra; e Práticas de extensão.
Assim como as instituições de ensino, a comunidade em geral é convidada a prestigiar o evento e conhecer os projetos. A PROGRAMAÇÃO também conta com apresentações culturais, show musical, oficinas e minicursos, todos gratuitos. Nos dias 23 e 24 de setembro, a movimentação da feira ocorre em função do Seminário Saberes Docentes. Educadores das redes públicas e privadas de ensino são convidados a participar e trocar experiências em sala de aula. As inscrições para o Seminário também ocorrem pelo site. Informações sobre o evento podem ser obtidas por meio do telefone 3793 4200 ou pelo e-mail movaci@ifsul.edu.br.
PROGRAMAÇÃO
Segunda-feira (23 de setembro)
Noite – Seminário Saberes Docentes
Palestra com Prof. Dr. Joe Garcia, com o tema Interdisciplinaridade
Terça-feira (24 de setembro)
Manhã – Seminário Saberes Docentes
Encontro de Língua Portuguesa – Cláudia Stumpf Toldo
Noite – Seminário/Apresentação de trabalhos
Quarta-feira (25 de setembro)
9h às 12h – Montagem dos estandes
14h às 19h – Feira
14h30min às 17h – Oficinas e minicursos
19h – Abertura oficial
20h30min – Apresentação cultural
Quinta-feira (26 de setembro)
9h às 13h – Feira
8h30min – Oficinas e minicursos
14h às 17h – Avaliação dos projetos
18h às 21h – Feira
19h às 21h – Oficinas e minicursos
Sexta-feira (27 de setembro)
8h30min – Oficinas e minicursos
8h30min às 16h – Feira
16h às 17h – Desmontagem dos estandes
17h – Show de talentos
18h30min – Premiação
19h30min – Encerramento
Oficinas e minicursos
– Capoeira (André Oreques Fonseca)
– Boneca Abayomi (Marisa Helena Durayski)
– Produção de Vídeos (Priscilla Mückenheim)
– Papel reciclado (Danieli Vilela)
– Punhobol (Tales Amorim)
– Vamos brincar de Clowns? (Danielle Schweickardt)
– Blender (Miguel Angelo Baggio)
– Papelmática: Geometria da dobradura (Diego Zurawski Saldanha)
– Elaboração de correspondências oficiais e comerciais em inglês (Danieli Vilela)
– Robótica com Lego (Gelson Peter Corrêa)
– Projetos (Cristian Oliveira da Conceição)
– Geogebra: Geometria dinâmica (Anderson Antônio de Araújo)
– Lixo eletrônico (Dejair Priebe Ferreira da Silva)
– Ferramentas do Google (Fábio Lorenzi da Silva)
– Mitologia grega (Lúcio Geller Júnior)
*As oficinas e os minicursos são abertos a estudantes, professores e à comunidade em geral. Inscrições limitadas pelo site www2.venancio.ifsul.edu.br/movaci
Fonte: Assessoria de Imprensa do IFSul