País com pouco mais de 600 mil habitantes e menor do que a região metropolitana de Porto Alegre, Luxemburgo não poupa nos festejos natalinos. São cerca de quarenta dias de um festival chamado ‘Winterlights’ (Luzes de Inverno), o qual decora as árvores de todas as ruas principais da capital, além de proporcionar cinco mercados temáticos e concertos natalinos na Catedral de Notre Dame.
Os Mercados de Natal consistem em pequenos ‘vilarejos’ montados nas principais praças e parques da cidade. Cada um possui uma característica principal e, para entrar, é preciso apresentar certificado de vacinação completa.
O ‘Winterlights on Ice’, por exemplo, disponibiliza uma grande pista de patinação no gelo decorada com esculturas e animada por um DJ. O ‘Wantermaart’ consiste em um pequeno parque de diversões, com roda gigante, dois carrosséis, trampolins, além de um café com vista panorâmica. No ‘Lëtzebuerger Chrëschtmaart’, a atração é uma árvore de Natal de doze metros, cujo show de acendimento das luzes ocorre em vários horários ao entardecer. O ‘Winterkids’ é específico para crianças, com teatros, show de marionetes, workshops e brinquedos. Por fim, o ‘Niklosmaart’ sedia, todos os dias à tardinha, apresentações musicais de bandas e artistas solo.
Em comum, todos os mercados possuem ‘barraquinhas’ de comidas, bebidas e artesanato. O astro é o ‘glühwein’ (alemão) ou ‘vin chaud’ (francês), muito similar ao nosso quentão, mas que leva doses adicionais de rum ou whisky. Cervejas artesanais também são muito procuradas. Entre as comidas típicas, o destaque vai para os crepes franceses servidos com açúcar e canela ou Nutella; e as waffles. O fundue (queijo derretido com especiarias dentro de uma baguette/pão francês) faz muito sucesso. Comida germânica também tem espaço, com pratos repletos de salsichão/linguiça, purê, salada de batata (bem parecida com a nossa ‘salada de maionese’) e pepinos em conserva.
Pertinho da capital de Luxemburgo ainda há outro mercado que vale muito a visita, na pequena cidade de Mamer. O local foi montado para que os visitantes possam experimentar vários esportes de inverno. Há uma pista de patinação no gelo, uma pista de ski, um tobogã para deslizar na neve com boias infláveis, e uma pequena ‘montanha’ de neve para crianças e adultos brincarem.
Todos os locais mencionados têm entrada gratuita e os visitantes pagam apenas pela comida e bebida que consumirem, ou pelos souvenirs que levarem para casa. (Por: Ana Flávia Hantt/[email protected])
LEIA MAIS: