O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), Benito Paschoal, também apresentou no encontro da entidade, realizado na manhã desta terça-feira, 11, relato sobre a reunião promovida pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) na segunda-feira, 10.
Com a presença de representantes da Secretaria Estadual da Agricultura, senadores, deputados federais, Emater, Defesa Civil e Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, e de entidades como Fetag, Federasul, Farsul e Fecoagro, o encontro discutiu os prejuízos causados pela seca no estado e medidas para mitigar os danos por ela causados.
“A estiagem já afeta todos os municípios da nossa região, a maior parte já decretou situação de emergência. Já falta água para as pessoas, para os animais. Se não há produção, não há gasto no comércio, no mercado, no posto de combustível, é toda uma cadeia. Precisamos atuar em duas frentes: na emergencial, levando água, trabalhando junto aos bancos e governos estadual e federal para conseguir crédito, mas também em uma solução a longo prazo, encontrando alternativas para armazenagem de água para o futuro”, ressaltou.
Outros assuntos
A assembleia contou ainda com a participação do advogado Gladimir Chiele, da Consultoria Direito Público. Ele abordou os cinco temas iniciais do encontro – reajuste do Piso Salarial do Magistério; desligamento de aposentados; impacto com o término da vigência da LC 173; vencimento da venda da folha de pagamento e negociação do cartão combustível; e orientações sobre saneamento básico e o relacionamento dos municípios com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan)).