O Museu de Venâncio Aires segue, ao longo de 2022, com o projeto de Catalogação de Acervos de Hemeroteca e Discoteca do Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (Nucva). É com ele, cadastrado no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que o Museu está organizando todo o material de periódicos, a chamada hemeroteca, (que inclui, por exemplo, a coleção completa do jornal Folha do Mate) e de discos.
Para que isso fosse possível, a comunidade ajudou, apoiando o projeto através de captação pela Lei Rouanet, com doações via Imposto de Renda. Ao todo, 36 doadores contribuíram (veja abaixo). O total foi de R$ 309.280,14 e a captação encerrou em dezembro passado.
“Além da manutenção do acervo, engloba a contratação de, a princípio, quatro funcionários, mas, no momento, estamos entre três, sendo um coordenador de projetos, um coordenador técnico e um auxiliar de acervo”, explica o coordenador técnico do Museu, André Pinheiro.
Doadores
Adão H. de Vargas, Adonis V. Fauth, Agroindustrial Elacy, Airton Artus, Alexandra Rigo, Alliance One, André Huyer, Carlito Vogt, Carlos Knak, Cleusa Eckert, Cristiano Pilz, China Brasil Tabacos, Flávio Seibt, Francismar Seibt, Francine Seibt, Fundição Venâncio Aires, Giovani Mattielo, Giuliano Steil, Gleno Scherer, Lenz e Cia Ltda, Lotario Skolaude, Luis Henrique Dutra, Luis Paulo Artus, Luiz Dalprá, Machry Atacado D’Tudo, Madrugada Alimentos, Marcelo de A. Pinto, Marcio Vinicius Scheibler, Maria Haas, Patricia Pilz, Paulo Roberto R. Guedes, Sandra Silberschlag, Transportes Henckes, Tabacos Marasca, Venax Eletrodomésticos e Wolfgang Hans Collisschon.