O grupo Somos Um – que desenvolve atividades voltadas às bandeiras da população LGBT+ – esteve reunido com representantes da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social na quarta-feira, 26, para propor a implementação do Conselho Municipal de Garantia e Direitos da Diversidade, em Venâncio Aires.
A iniciativa visa a constituição de um conselho que desenvolva novas estratégias de políticas públicas ao grupo LGBT+, para a garantia de igualdade e dignidade entre as pessoas. “O Conselho da Diversidade será implementado para oportunizar emprego e fiscalizar a aceitação das pessoas no mercado de trabalho, bem como, promover políticas de conscientização nos âmbitos da saúde, educação, segurança pública e assistência social”, enfatiza a secretária da Habitação e Desenvolvimento Social, Claidir Kerkhoff, que recebeu do grupo um relatório com desafios e possibilidades que já foram planejados pelos integrantes.
Formação do conselho
De acordo com Claidir, na próxima semana serão encaminhados os convites às entidades para a constituição do conselho, que conforme a lei, deve ser formado por 10 membros (cinco representantes de entidades governamentais e cinco não-governamentais). Assim que o novo conselho for constituído serão definidos os membros titulares e suplentes para que seja realizada a primeira reunião, para a elaboração de estratégias. “A igualdade deve ser universal entre todas as pessoas e nós temos que desenvolver políticas públicas para disponibilizar serviços e recursos de forma mais justa às pessoas, reconhecendo as diferenças destes grupos sociais”, reforça a secretária.

“A constituição do Conselho de Diversidade é um passo importante para Venâncio Aires, para que a igualdade e a dignidade aconteça para todos através de um projeto mais amplo e democrático.”
CLAIDIR KERKHOFF – Secretária da Habitação e Desenvolvimento Social
Encontro
Acompanharam o encontro a assistente social Juliana Rheinheimer, o Mister Diversidade de Venâncio Aires e Mister Diversidade Simpatia do RS, Henrique Almeida da Silva, Jorge Fernando Morais de Mello, Marco Antonio Fré, Luciana Beatriz Silva da Silva e Oliver Theodor Schonarth.
LEIA MAIS: