A pavimentação asfáltica da estrada geral de Vila Santo Antônio – que liga o 2º Distrito ao Centro de Mato Leitão – teve avanços nesta semana. Durante sessão extraordinária do Legislativo, realizada na terça-feira, 25, os vereadores aprovaram o convênio entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano e a Prefeitura, o que autoriza o recebimento de R$ 980 mil oriundos do programa Pavimenta. O contrato entre o Estado e a Administração Municipal já tinha sido assinado na semana passada.
Além disso, na segunda-feira, 24, o projeto técnico da obra, bem como um orçamento atualizado sobre a execução dela e uma simulação sobre a participação de cada proprietário de imóvel (Contribuição de Melhoria) foram apresentados durante audiência pública realizada na Câmara de Vereadores.
O próximo passo, segundo o prefeito Carlos Bohn, é publicar, na semana que vem, o edital de licitação para definir a empresa responsável pela pavimentação asfáltica da via. Paralelamente a essa etapa, os servidores da Secretaria de Obras, Viação e Trânsito começarão a preparação da base que receberá a camada asfáltica. “Estamos nos organizando, porque temos servidores de férias e demandas relacionadas à estiagem”, informa.
A expectativa da administração é executar essa obra dentro do primeiro semestre deste ano. O projeto de pavimentação desse trecho, que inicia na antiga Estrada Poliédricas – cuja obra de capeamento asfáltico foi concluída em dezembro do ano passado – e segue até o asfalto já existente no centro de Vila Santo Antônio tem uma extensão de 1.625,20 metros. Com a atualização da tabela de cálculo, o investimento total será de R$ 2.406.921,43.
Os vereadores também aprovaram durante a sessão extraordinária realizada na terça-feira, o projeto de lei que autoriza o Executivo a instituir a cobrança da Contribuição de Melhoria referente à pavimentação asfáltica desse trecho.
Obras de pavimentação
O prefeito Carlos Bohn lembra que neste ano ainda serão executadas outras obras de pavimentação no município. Uma delas envolve a rua Alceu Goerck e trecho da Zeno Assmann. O início do trabalho nessas vias está programado para a segunda-feira, 31.
O Município também está finalizando o encaminhamento da documentação referente a emenda parlamentar do deputado federal Lucas Redecker (PSDB) para pavimentação de dois trechos no Centro: um na rua Boa Vista (ao lado do Posto Kiosque) e outro na rua 10 de Novembro.
Um terceiro trecho, na rua Fernando Rohde (sequência da Seubv), será pago com recursos próprios da Prefeitura. A licitação desses três trajetos deve ser feita entre março e abril.
A Administração Municipal ainda fará neste ano a contratação de três projetos de pavimentação para o interior: um deles em direção a Vila Arroio Bonito (até a entrada da Linha Hillesheim); outro em direção a Vila Sampaio (até o acesso ao condomínio avícola); e o terceiro em direção à Linha Boa Esperança Alta. Um deles será executado no próximo ano.
Contrato emergencial
• Na sessão extraordinária da terça-feira, os vereadores ainda aprovaram um projeto de lei que prevê a contratação emergencial de um enfermeiro para trabalhar 40 horas semanais nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Mato Leitão. A medida se faz necessária porque uma servidora efetiva que ocupava o cargo pediu exoneração.