A tradicional celebração de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira do distrito de Vila Mariante, em Venâncio Aires, ocorrerá no domingo, 6 de fevereiro, seguindo protocolos do combate à pandemia da Covid-19. No ano passado, as comemorações sofreram alterações e não foi realizada a festa, apenas uma procissão motorizada para conduzir a imagem da padroeira até a igreja católica Nossa Senhora dos Navegantes, na localidade.
De acordo com o festeiro e vereador César Garcia (PDT), a programação contará apenas com programação na parte da manhã. “As atividades confirmadas são um encontro religioso, uma procissão para receber a santa no Rio Taquari e conduzi-la até a igreja, onde ocorre a missa. A partir disso, será servido um almoço, uma galinhada”, pontua Garcia. A programação oficial contará com procissão, às 9h30min, seguida de missa e o almoço vai ser servido às 12h.
Em decorrência do avanço da variante Ômicron e da crescente de casos na região, o evento segue com limitações. O festeiro acrescenta que não terá procissão fluvial, festa, música, ou qualquer evento na parte da tarde e que os cuidados devem ser rígidos. “O protocolo com relação à Covid é semelhante ao feito na Festa do Bastião, com distanciamento, uma cobrança de não se aglomerar. Infelizmente, não temos novidades para esse ano por conta desses protocolos”, enfatiza Garcia.
Apesar das limitações, a expectativa ainda é positiva em relação a participação da comunidade. “Com relação ao público, esperamos uma quantidade razoável de fiéis. Infelizmente, devido ao cancelamento da festa, não teremos o público esperado”, observa o festeiro.
Linha 17 de junho
Além das comemorações em Mariante, em Linha 17 de Junho será realizada uma procissão as 19h30min, seguida por uma missa na igreja da comunidade, às 19h45min.
Saiba mais
O Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, celebrado anualmente em 2 de fevereiro, pela igreja católica. Para as religiões de matriz africana, umbanda e do candomblé, 2 de fevereiro é dia de Iemanjá, conhecida também como Rainha do Mar.