O projeto de criação do Centro de Convivência começou a ser posto em prática no bairro Battisti, em Venâncio Aires. Localizado na rua Alda Koslowski, ao lado do Centro de Referencia de Assistência Social (Cras), o local abrigará cursos, grupos sociais e oficinais para mais de cinco mil famílias da região dos bairros Battisti, Coronel Brito e Brands.
Com valor de R$ 409.892,64 – recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado Marcelo Moraes (PTB), junto ao orçamento do Ministério da Cidadania -, o projeto arquitetônico possuirá área total de 172,06 metros quadrados, e contará com sala de atividades de quase 50 metros quadrados, além de sala de atendimento individual, recepção, banheiros, cozinha e sala de coordenação. A obra é de responsabilidade da Invicta Construtora e já está em execução, tendo as perfurações no terreno concluídas – o prazo para conclusão é de 180 dias.
De acordo com Claidir Kerkhoff, secretária do desenvolvimento social, o ambiente será usado para trabalhar oficinas, grupos de adultos, adolescentes e idosos, tendo como objetivo fortalecer os vínculos familiares e comunitários. “Atualmente, contamos apenas com o Cras da Battisti, onde realizamos os atendimentos, o administrativo, tudo acontece por lá. Porém, o espaço é pequeno e o centro de convivência vai agregar muito, porque as atividades que temos lá, de arte e psicologia, agora podem realizados dentro do centro”, destaca.
Outros objetivos, segundo a secretária, é capacitar para prevenir o risco social, para que o indivíduo consiga se proteger financeiramente e psicologicamente, dentro da comunidade ou no núcleo familiar. “Um espaço que a comunidade pode usar, para fazer grupos, para fazer alguma atividade de fortalecimento de vínculos”, completa.