Propriedades de Venâncio e Mato Leitão participam de estudo sobre erva-mate

-

Por Juliana Bencke e Taís Fortes

Três propriedades rurais de Venâncio Aires e duas de Mato Leitão participam de um estudo sobre erva-mate, realizado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em parceria com a Emater/RS-Ascar, o Instituto Brasileiro da Erva-mate (Ibramate) e o Fundo de Desenvolvimento e Inovação da Cadeia Produtiva de Erva-Mate (Fundomate), vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

Na terça-feira, 8, o professor de genética e melhoramento de plantas da UFSM, que também é doutor no assunto, Dilson Antônio Bisognin, visitou as propriedades para coletar amostras de solo, de folhas maduras (para avaliar a composição dos fitoquímicos e antioxidantes) e folhas jovens dos brotos (para avaliar a análise molecular).

A engenheira agrônoma Djeimi Janisch, extensionista da Emater de Venâncio Aires, explica que, a partir das amostras, serão analisadas as características das lavouras do polo ervateiro. Ao todo, cinco polos do Rio Grande do Sul integram o estudo: Região dos Vales – do qual a Cidade das Orquídeas e a Capital do Chimarrão fazem parte – Alto Taquari, Missões/Celeiro, Nordeste Gaúcho e Alto Uruguai.

erva-mate venâncio aires
Coletas de amostras de folhas e solo foram feitas em três propriedades de Venâncio (Foto: Divulgação)

De acordo com Bisognin, a pesquisa, intitulada ‘Caracterização fitoquímica e elementar de genótipos de erva-mate dos diferentes polos ervateiros’ tem como objetivo realizar uma análise elementar completa da planta, de fitoquímicos [compostos secundários que são benéficos aos seres humanos] presentes nela e a estrutura genética das populações de erva-mate. “Os ervais da região de Venâncio Aires têm alguma ligação genética com outros? Qual é o nível de relação? Essas ideias gerais queremos olhar e buscar responder”, destaca o professor.

Para Djeimi, o estudo será importante para mostrar as potencialidades da erva-mate produzida na região. “A erva-mate de Venâncio tem a fama de não ser boa para o chimarrão, mas talvez seja boa para outros produtos. Esse trabalho vai conseguir mostrar essa variabilidade e a diferença desses compostos”, comenta.

Caracterização dos polos

erva-mate mato leitão
Em Mato Leitão, professor da UFSM fez a coleta de folhas de erva-mate, em duas propriedades, acompanhado do extensionista da Emater Rudinei Medeiros (Foto: Taís Fortes/Folha do Mate)

O pesquisador da UFSM esclarece que, a partir dessas informações, será possível ter um panorama sobre os polos ervateiros do estado, no que diz respeito à genética. “Em relação à produção, as diferenças já são evidentes. Como eles estão em um mundo à parte queremos ver se têm diferenças genéticas, tentar caracterizar, aos poucos, esses polos, o que pode ser muito bom para a produção local”, relata.

Como exemplo de benefícios do estudo, Bisognin menciona a realização de indicação geográfica, um tipo de propriedade intelectual que trará benefícios diretos para os produtores, em especial para a região e para a indústria local. Além disso, o professor cita que por meio dessa análise se buscará entender o que a erva-mate pode trazer de benefícios.

O projeto deve envolver cerca de 500 amostras, coletadas nos cinco polos ervateiros do estado. O último a ter o material colido foi o da Região dos Vales. Após o trabalho de campo, o pesquisador se dedicará à análise das amostras. Bisognin tentará apresentar, até maio, quando ocorre a 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), em Venâncio Aires, algumas informações referentes aos materiais coletados na região. “Convidamos ele para que retorne a Venâncio para socializar os resultados com os produtores, a comunidade e interessados no assunto”, informa Djeimi.

De acordo com a extensionista da Emater, Djeimi Janisch, um dos aspectos que chamou a atenção do professor da UFSM foi a produção de culturas junto aos ervais. “Ele não conhecia essa característica de produção de erva-mate associada a outras culturas.”

Produtores participantes

Mato Leitão
• Nelson Schuh, de Linha São João
• André Hackenhaar, de Vila Santo Antônio

Venâncio Aires
• Egídio Wagner, Vila Santa Emília
• Gleno Konzen, Vila Palanque
• Lídia e Albano Sausen, Vila Palanque

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido