Raquear contas no Instagram, com a intenção de oferecer produtos à venda e aplicar golpes em pessoas alheias é o ‘golpe do momento’ em Venâncio Aires. A informação é do delegado Vinícius Lourenço de Assunção, baseado no número de ocorrências que chegaram ao seu conhecimento.
A última vítima é um homem, que está montando um apartamento e procurou alguns itens para mobiliar o imóvel. Ele encontrou móveis e eletrodomésticos à venda, no perfil de uma pessoa conhecida, e começou a negociar.
A vítima se interessou por uma geladeira duplex e como o aparelho estava em bom estado e o preço era compatível, decidiu iniciar a negociação.
Porém, não sabia que o perfil da pessoa havia sido raqueada. O estelionatário pediu um adiantamento para seguir a negociação e a vítima fez um pix de R$ 400. Ao perceber que havia sido vítima de um golpe, decidiu procurar a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).
Cuidados
Preocupado com a quantidade de golpes, o delegado Vinícius pede que as pessoas, aos invés de fazer a negociação apenas por mensagens de texto, também conversem com a pessoa que oferece o bem, para ver se reconhece a voz.
Outra dica é usar o item ‘verificação em duas etapas’, na aba configurações, nas suas redes sociais, para criar uma senha e evitar que outras pessoas acessem o seu perfil e se passem por você.
Mas se caso o seu perfil de Instagram, Whatsapp ou Facebook for raqueado, o indicado é denunciar o caso na DPPA e informar as pessoas que sua rede social foi invadida.