A poucos dias de completar um ano do incêndio que destruiu dois pavilhões (3,5 mil metros quadrados) da empresa Biscobom Alimentos, o Governo do Estado divulgou, nesta semana, que a indústria foi contemplada com recursos do Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem/RS). Com o valor, a parte da fábrica atingida pelo sinistro será reconstruída.
O incêndio que aconteceu no dia 22 de fevereiro do ano passado destruiu parte da estrutura, máquinas, estoque, matéria-prima e embalagens. Quatro meses depois, a empresa retomou a produção de biscoitos com a contratação de 50 funcionários.
A Biscobom Alimentos produz biscoitos laminados (tipo maria, sortidos, salgados e outros) e recheados, destinados ao mercado nacional – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – e para vendas ao exterior – Uruguai, Paraguai, República Dominicana, Chile e Argentina, por exemplo.
Nove projetos de investimentos em diversos municípios gaúchos foram aprovados no início deste ano pelo Fundopem/RS, totalizando um investimento de R$ 64,2 milhões. A estimativa é que aconteça a geração de quase 500 novos postos de trabalho pelas empresas beneficiadas.
O fundo é o maior programa de incentivo para ampliação ou atração de empresas do Estado e faz parte da carta de produtos e serviços de fomento à economia gaúcha oferecidos pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.