Trenzinho da alegria’ arquivado

Os bastidores da Câmara de Vereadores foram agitados nos últimos dias, por conta de um projeto de decreto legislativo da Mesa Diretora, composta pelo presidente Benildo Soares (Republicanos), vice Gerson Ruppenthal (PDT), secretário Cesar Garcia (PDT) e vice Clecio Espindola, o Galo, (PTB), que entre outras coisas, estabelecia aumento de 20% a 30% no salário para servidores que tem formação escolar superior ao exigido para o cargo. Quem tem cargo com exigência de nível fundamental, mas tem ensino médio, ganharia 20% a mais. Quem tem cargo que exige nível médio, mas tem ensino superior também 20%. E, quem tem pós, mestrado, etc, e ocupa cargo que exige nível superior, ganharia 30% de aumento. A proposta inicial também tinha concessão de vale mensal de combustível no valor de R$ 300 para servidores que moram a mais de 3 km da Câmara.
Na reunião do Plenarinho, o encontro dos vereadores as 18h, antes da seção das 19h, foi decido arquivar a proposta, certamente temendo o impacto negativo que causaria ao Legislativo.
Era um ‘trenzinho da alegria” com dinheiro público que estava sendo proposto. Decepção na comunidade com a proposta, que pelo que diz o presidente Benildo, atendeu pressão de servidores da Casa. Coisa comum no serviço público, em todos os níveis, criar ‘penduricalhos’ que vão engordando salários, pagos com o dinheiro suado do contribuinte.

Notinhas

* Já uma outra iniciativa da mesma Mesa Diretora, de criar os cargos de Procurador Jurídico e Analista de Informática, entendo plenamente justificável, desde que por concurso público. Um Procurador Jurídico concursado atuará pelo Legislativo de maneira continuada. Até aqui os assessores jurídicos são CC’s escolhidos normalmente pelo presidente da Casa, que troca a cada ano.
* Faleceram dois amigos muito conhecidos na comunidade. Júlio Cesar Lenz, mais conhecido pelo apelido de Xia Lenz, e o emérito professor, José Balduino Butzge, que faria 82 anos em março. Ele lecionou em várias escolas da cidade por muitas décadas. Que descansem na paz do Senhor.
* Ex-prefeito Giovane Wickert (PSB), secretário estadual Adjunto de Obras e Habitação, acompanha de perto os trâmites da proposta que apresentou ao Estado, junto com a Comissão Regional Pró-Asfalto da ERS-244, de permuta de um horto pelo asfalto da ERS-244, trecho de 16 km, que liga Venâncio a Vale Verde, com a construtora Pelotense, que detém o contrato da obra. O processo, que tem aval do governador Eduardo Leite, seguindo Giovane, foi iniciado em 19 de julho de 2021 e concluído na última sexta, dia 18 de fevereiro, no Departamento de Patrimônio do Estado. “Agora foi para a esfera jurídica”, revela Giovane, confiante de que vai se concretizar a proposta.

Do Twitter

* Band: Arrecadação de impostos federais aumentou 18,3% em janeiro. Resultado é o maior para o mês desde 1995
* CNN: Novas medidas de posse e comercialização de armas de fogo tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro e pode beneficiar caçadores, atiradores esportivos e colecionadores de armas
* Oeste: Investimento estrangeiro no Brasil é o maior desde janeiro de 2018
* Gazeta do Povo: Quem é Alexander Dugin, o pensador que inspira Vladimir Putin
* O Globo: Em clima de pânico, direita latino-americana busca se articular para impedir vitória da esquerda no Brasil e na Colômbia
* Carta Capital: TSE rejeita ação contra Moro por captação ilícita de recursos em palestras
* Folha S. Paulo: Fachin descarta TSE impor sigilo sobre dados de doações eleitorais
* Moro: Não concordo com a liberação do aborto através de Tribunais, como foi feito na Colômbia, pior ainda por ser até o sexto mês de gravidez. Temos o compromisso de manter a lei atual e indicar para o STF magistrados contrários à ampliação por decisão judicial.



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido