Os primeiros meses do ano coincidem com o início da safra nas indústrias de tabaco de Venâncio Aires e região, quando o processo de compra e o trabalho de beneficiamento do produto movimentam o município. Para os agricultores, é garantia de colocação da produção e a recompensa pelo trabalho no campo, encerrando a safra rural.
Nas indústrias, o início da safra representa a criação de milhares de empregos temporários e movimenta uma série de outros prestadores de serviço, reforçando a importância do setor tabacaleiro para Venâncio Aires e demais municípios da região do Vale do Rio Pardo.
Neste caderno especial sobre a Safra do tabaco, Folha do Mate destaca as perspectivas e os reflexos econômicos e sociais do principal setor econômico de Venâncio Aires. A qualidade do tabaco produzido nesta safra, a valorização superior aos últimos anos e as experiências positivas do plantio antecipado estão entre os assuntos evidenciados nas próximas páginas.
Além disso, desafios como a falta de mão de obra na lavoura e o aumento no custo dos insumos também são abordados. Na atuação das indústrias, destaque para os projetos e inovações em busca de desenvolvimento e sustentabilidade.