Malandretes: alegria e diversão são marcas desta grande amizade

-

Elas são mulheres, mães e residem no interior de Venâncio Aires. Mas estas são apenas algumas das características em comum deste grupo de mulheres que se uniu pelo Carnaval. Tanto que a alegria e a diversão são as marcas ‘registradas’ dos encontros na residência uma das outras ou nos eventos do interior.

Nas festividades promovidas pela Associação de Carnaval Infantil do Interior de Venâncio Aires, muitas mães se encontram nos tradicionais bailinhos. Com isso, em Linha Andréas, o grupo das mães das crianças participantes do bloco Os Malandrinhos criou um laço de amizade pela grande convivência.

O grupo foi criado em 2019, quando estava no ônibus no retorno da última festa promovida pela associação. Ficou acertado que seria realizado um encontro, pelo menos uma vez por mês, na casa de cada uma das participantes. No total são 12 mulheres. “Todas as mães das crianças dos blocos são chamadas de Malandretes e têm camiseta ou regata do bloco, mas formamos esse grupo com 12 integrantes para os encontros mensais”, explica uma das componentes do grupo, Mariléia Richter Eichler.

O primeiro encontro foi realizado em abril de 2019, na casa da coordenadora do bloco Os Malandrinhos, Eara Henckes. Desde então, elas se reúnem uma vez por mês. Por um período deixaram de fazer em virtude da pandemia de coronavírus. “Encontrar com esse grupo é sempre muito bom. Os encontros são festivos, com boa comida, bebida, música, conversa e muita risada”, relata Mariléia.

Nos encontros mensais, as crianças e os homens não participam, pois o momento é de conversa e trocas das amigas. E, para isso, têm o apoio das famílias para o fortalecimento do grupo. O lema das Malandretes é ‘Sempre muita diversão’. O grupo é formado por moradoras de Linha Andréas, Linha Santana, Linha Duvidosa, Vila Teresinha e Picada Tatu. Participam Mariléia Richter Eichler, Eara Henckes, Eledízia Schneider, Nara Specht, Rosani Bienert, Marilei Richter, Solange Back, Sandra Ferreira, Mara Specht, Jaqueline Schuch, Silane Specht e Beatriz Becker.

Além dos encontros em casa, as amigas também já fizeram passeios, confraternizações de fim de ano e piqueniques. No ano passado, também se envolveram na realização de uma galinhada para angariar fundos para os custos com as fantasias das crianças do bloco.

Malandretes têm camiseta de identificação (Foto: Divulgação)


Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido