A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) segue aprovando marcas de autoteste de Covid-19 no Brasil. No exame, o usuário coleta sua própria amostra seguindo instruções do fabricante, diferente dos testes já feitos, como PCR e antígeno, que são coletados e interpretados nas farmácias e postos de saúde. No país já são nove registros aprovados.
O exame já está à venda em Venâncio Aires em algumas farmácias pertencentes a grandes redes, como é o caso da Panvel, que vende o exame pelo valor de R$ 64,90. No local já foram recebidas duas remessas, segundo informações levantadas pela reportagem da Folha do Mate, o primeiro lote veio com cerca de 10 unidades, que foram vendidas rapidamente e o segundo lote, com cinco unidades foi recebido na quarta-feira, 9, e ainda nenhum foi comercializado. Pelo site, o exame também é vendido.
Em outras redes como na Maxxi Econômica Farmácias, o exame é vendido somente pelo site, com entrega através de transporte. O valor de cada unidade lá é de R$ 68,90. A expectativa da rede é de que o exame esteja disponível nas lojas de Venâncio no início da próxima semana. A rede de farmácias São João não comercializa o exame nas lojas de Venâncio Aires e nem pelo aplicativo da empresa.
A expectativa é de que o Sistema Único de Saúde (SUS) também compre testes para distribuição, porém segundo o secretário de saúde de Venâncio Aires, Tiago Quintana, ainda é cedo para dizer se o exame realmente terá distribuição gratuita pelo SUS.
Mato Leitão
No município de Mato Leitão, a Drogaria Goerck já comercializa autoteste de Covid-19. Para maiores informações, pode ser feito o contato com a farmácia.
LEIA MAIS: