Com o retorno das chuvas na região, Venâncio Aires não reedita o Decreto de racionamento de água, assinado em janeiro pelo prefeito Jarbas da Rosa. Emitido no dia 14 de janeiros, com validade em todo o município por 30 dias, o documento foi prorrogado em fevereiro.
Com validade até a quarta-feira, 16, a Administração optou por voltar a normalidade e suspender o regramento. No entanto, o prefeito Jarbas da Rosa destacou que espera contar com o consumo consciente dos venâncio-airenses, “Atualmente, já temos mais clareza de que é preciso utilizar água de uma maneira consciente e que o recurso pode vir a faltar sim. As novas gerações já nos cobram isso, eu acredito que de mais essa situação de estiagem a gente tenha aprendido um pouco mais e que vamos cuidar cada vez mais para não desperdiçar água”.
De forma geral, a contribuição dos moradores com a economia de água durante a vigência do decreto é avaliada como positiva pela Administração. O decreto teve por base os baixos níveis de água do arroio Castelhano, responsável pelo abastecimento de água em Venâncio Aires. (Fonte: AI Prefeitura)