A flor símbolo estimula o turismo em Mato Leitão

-

Já pensou em ter a oportunidade de conhecer o processo de fecundação e de crescimento das orquídeas? Uma iniciativa que deve sair do papel ainda em 2022 no SS Orquídeas garantirá essa experiência para os visitantes do local. Proprietário do orquidário comercial, Silvio Jaeger explica que o laboratório de micropropagação será construído nos fundos da atual estrutura.

A obra integra o projeto de instalação do empreendimento no Distrito Industrial de Mato Leitão, que começou a ser executado há pouco mais de três anos. A proposta de Jaeger e da esposa Susete Fernandes Jaeger, é construir um ambiente planejado, que permita receber grupos de seis a oito pessoas para visitação. Além de gerar novas possibilidades comerciais, o espaço deve ser uma importante maneira para fomentar o turismo na Cidade das Orquídeas.

“Vai possibilitar que façamos o próprio semeio e facilitar a realização, por exemplo, de um tour pelo orquidário, mostrando para as pessoas como é a fecundação, multiplicação e o processo de crescimento da orquídea”, relata Jaeger. O local também será destinado à terceirização de serviços para o ramo da orquidofilia. “As pessoas vão fazer a fecundação, colher a cápsula, nos encaminhá-la e nós vamos semear e enviar as mudas para elas depois”, explica.

Susete e Silvio Jaeger fundaram o SS Orquídeas em 2018. (Foto: Taís Fortes)

Outros projetos

A atual estrutura do orquidário SS Orquídeas é formada por duas estufas, com mais de 30 mil plantas, e o projeto ainda prevê a construção de mais duas estruturas, nos fundos dos prédios já existentes. Em uma delas, estará localizado o laboratório. A ampliação mais recente ocorreu em outubro de 2021.

Nesta segunda estufa, que ainda está sendo finalizada, haverá um local destinado à realização de cursos sobre o cultivo de orquídeas. Essas atividades já eram desenvolvidas no orquidário, mas precisaram ser interrompidas em função da pandemia de Covid-19. Desde que o empreendimento começou a funcionar, os proprietários, além de comercializarem as flores, buscam estimular a promoção de conhecimento sobre elas.
“O orquidário se tornou uma referência e acho que é um ponto importante. Trabalhamos muito o desenvolvimento do conhecimento”, salienta Jaeger, que também é presidente do Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado (Nova).

Estudantes das escolas do município também costumam visitar o local para conhecer mais sobre as orquídeas, em minipalestras. “Cada vez mais o fato de o orquidário estar aqui e realizar esse trabalho de divulgar informações sobre a planta vai ajudar a fomentar o cultivo, que já é habitual no município”, ressalta.

“O orquidário preencheu, sob um certo aspecto, uma lacuna que havia. Hoje, somos muito conhecidos na redondeza como o orquidário de Mato Leitão. Tenho certeza que reforçou a identidade de Cidade das Orquídeas, e a tendência é que isso aumente com o passar do tempo.”
SILVIO JAEGER
Proprietário do orquidário SS Orquídeas

Vendas para diversos estados

Muito presente na rotina das pessoas, as mídias sociais vêm ganhando cada vez mais espaço no orquidário SS Orquídeas. Em maio de 2020, como alternativa à pandemia, Silvio e Susete começaram a realizar lives (transmissões ao vivo) no Facebook a cada 14 dias para comercializar orquídeas. A ação foi um sucesso e hoje as plantas são vendidas para diversos municípios do Rio Grande do Sul, do Paraná, de Santa Catarina, de São Paulo, de Mato Grosso, de Minas Gerais e de forma esporádica para estados das regiões Norte e Nordeste.

Em 2022, o casal inovou novamente e começou a realizar transmissões ao vivo para explicar como deve ser feito o cultivo das orquídeas. As atividades têm duração de aproximadamente 1h30min e também acontecem a cada duas semanas, de forma intercalada com as lives de vendas. “É um espaço para tirar as dúvidas e reforçar a imagem do orquidário”, observa.

Mostra de orquídeas no dia 2 de abril

O Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado promove, no dia 2 de abril, uma mostra municipal de orquídeas em Mato Leitão. A ideia é valorizar os associados do núcleo e marcar o aniversário do municípios e do Nova – ambos completam 30 anos neste mês de março. A exposição ainda não tem local definido.

Em dezembro do ano passado, Seubv sediou a 13ª Exposição Estadual de Orquídeas – Laelia purpurata. (Foto: Juliana Bencke)

Festa das Orquídeas

  • A Festa das Orquídeas se consolidou na região e no estado e se tornou uma marca para Mato Leitão como maior evento cultural do município. Em 2019, quando foi realizada pela última vez, a programação reuniu mais de 18 mil pessoas na Sociedade Esportiva União Boa Vista (Seubv), no Centro, durante três dias de festejos.
  • A última edição contou com outro aspecto importante: a realização da primeira exposição nacional de orquídeas, organizada pelo Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado.
  • Para o presidente da entidade, Silvio Jaeger, a organização da festa, aliada a oferta de boas atrações culturais e a qualidade da exposição de orquídeas contribuem para o sucesso do evento, que também conta com shows e feira comercial. A 4ª Festa das Orquídeas ocorre em dezembro de 2023.


Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido