Foi realizada no domingo, 29 de setembro, na cidade de Florianópolis, mais uma etapa da Maratona Caixa. Na abertura que foi às 7h30min, mais de 2.200 atletas largaram na Passarela do Samba Nego Quirido para correr os percursos de 42.195, dez e cinco quilômetros. O venâncio-airense Dieferson Umbelina conquistou um dos seus melhores resultados na temporada. Além do primeiro lugar na categoria, ele cruzou a linha de chegada como sexto colocado na geral da categoria principal.
O clima da capital catarinense, com temperatura amena, contribuiu para o bom desempenho dos atletas. A prova contou com a participação de atletas de 20 estados e de cinco países.”Realmente o dia estava perfeito. No percurso principal, mais de 600 atletas estavam inscritos, sendo que 476 completaram os 42.195 metros. Tive a grata satisfação de completar a prova. Tudo deu certo e graças ao esforço e muitas horas de treinamento consegui alcançar meu objetivo principal”, disse Dieferson Umbelina.
O corredor da Capital do Chimarrão se sagrou campeão na faixa etária 30 a 34 anos. Ele cruzou a linha de chegada em sexto lugar na geral masculina. Além disto, o atleta foi o segundo melhor gaúcho entre todos que participaram do evento. Para fechar com chave de ouro a competição, Umbelina foi o primeiro atleta a completar a prova entre aqueles que não largaram no pelotão de elite.
“Meu tempo final foi de 2h47min37s. Esse resultado com certeza estará estampado no ranking brasileiro de maratonistas da revista paulista Contra Relógio, que é divulgada todo final de ano. Fiz uma corrida muito feliz, bem acima do esperado inicialmente. Quero agradecer a força recebida através de todas as pessoas que me incentivaram com palavras de apoio. Nesta jornada tive a parceria da Prefeitura, a quem sou muito grato por ter apostado na minha individualidade. O resultado está aí”, completou o corredor.
O lugar mais alto do pódio ficou com Adriano Bastos, campeão em 2011 e vice-campeão em 2012. Entre as mulheres, a primeira colocada foi Graciete Moreira que com o tempo de 2h47min1seg, estabeleceu o novo recorde da prova.