O tempo chuvoso não espantou o público que acompanhou o primeiro dia da Expoagro Afubra, em Rinção Del Rey, no município de Rio Pardo, nesta quarta-feira, 23. A ‘feira da retomada’, como está sendo chamada, marca o retorno do evento depois de dois anos sem ser realizado, devido à pandemia da Covid-19. A 20ª edição da Expoagro teve a cerimônia e abertura na manhã de ontem, com a presença de autoridades e figuras políticas estaduais e nacionais.
Na abertura do evento, o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, destacou que os alicerces principais da feira de 2022 ao mencionar o tema “Transformação, Inovação e Produção Sustentável”. Segundo ele,a feira tem a proposta de viabilizar aos produtores rurais, acesso a novas tecnologias e experiências a serem colocadas em prática nas suas propriedades. Werner também ressaltou a felicidade em estar comemorando os 20 anos de feira de forma presencial, e também o aniversário de 67 anos da Afubra.
Diante de diversas lideranças políticas, o presidente da Afubra também lembrou que os agricultores passaram por fortes estiagens nos últimos anos, com perda de produção. “Nossa intenção aqui também é pedir apoio aos produtores que tiveram suas rendas afetadas. Precisamos melhorar o trabalho do produtor rural, sendo mais rentável e mais fácil.” Também pediu que haja desburocratização das licenças nos órgãos ambientais, especialmente com relação ao armazenamento de água.
O vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, evidenciou o papel da agricultura e da Expoagro para a região. Ele refletiu sobre a última edição, feita em 2019, no qual o Estado passava por problemas e ninguém sequer imaginava ainda passar por uma pandemia que pararia o mundo. Agora, passados dois anos, afirma ver uma situação diferente, com investimentos por parte do governo gaúcho. Hoje, 40% do Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho é formado pela agricultura. Segundo ele, através do programa Avançar serão investidos R$ 275 milhões na agricultura, sendo 73% deste valor, em medidas de irrigação. “No futuro, os produtores não terão mais que se preocupar com as questões meteorológicas.”

Firmar bons negócios
A maior feira da agricultura familiar do Brasil, tem como um dos objetivos a participação de expositores. Neste ano, são mais de 400 entre empresas, agroindústrias, instituições e entidades que participam da feira.Com a expectativa de participação de mais de 80 mil visitantes, o local é sede de bons negócios e rede de contatos profissionais.
Para os representantes da Wilpa Equipamentos Industriais e Agrícolas, o momento é de retomada, sendo a primeira feira em que participam depois da pandemia. “É aqui que semeamos para depois colher, uma forma de reforçar e formar parcerias”, afirma o gerente do setor agrícola da empresa, Gustavo Pauli. A Wilpa participa da Expoagro desde 2015 e tem foco na agricultura com máquinas de armazenamento e secagem de grãos. Hoje, inclusive, a empresa já exporta produtos para o mercado externo. “Aqui temos um bom contato com o produtor, que é nosso foco principal e oferecemos a ele um negócio acessível e com bom custo beneficio”, reforça o diretor Alceu Arenhardt.

- Durante a abertura foi anunciado que a Expoagro entrou para o calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul, por indicação da deputada estadual Kelly Moraes, que representou a Assembleia Legislativa na cerimônia de abertura.
Ampliação para as agroindústrias
Durante o primeiro dia de Expoagro também ocorreu a inauguração da ampliação feita no ginásio da agricultura familiar. Neste ano, são 3.480 metros quadrados de espaço que contam com 193 expositores. Dentre eles está a Casa do Mel Schwendler, de Linha Olavo Bilac. Para o proprietário Edson Schwendler, a manhã da quarta-feira, 23, surpreendeu com o movimento do público. “Foi um belo início, mas temos uma expectativa maior para a sexta e sábado.” Ele sugere que a feira continue sendo realizada até sábado, que é uma novidade desta edição. Nas outras edições o evento encerra na sexta-feira.
Schwendler trouxe para comercialização e exposição a variedade de produtos de mel que oferece e adiantou que promete ter novidades no espaço que possui em Venâncio Aires, com a ampliação do local para melhor atender os clientes.

Quem também marca presença na feira são os Embutidos Coloniais Tangerinas. O proprietário Ademir da Silva comenta que desde a primeira hora da manhã, com a abertura do ginásio, muitas pessoas visitaram o estande. “Fazia muita falta participar da Expoagro, aqui vemos pessoas diferentes e conseguimos fazer boas vendas”, avalia.

Opção para família
A Expoagro Afubra, com a variedade de atrações e exposições atrai muitas famílias de todo o Rio Grande do Sul para a visitação. O produtor rural Fernando Lucini, 25 anos, Márcia Raquel Simon, 33, e a pequena Martina, de 2 meses, moradores de Venâncio Aires, aproveitaram o início da feira para fazer uma visita e conferir as agroindústrias.
Lucini comenta que já visitou o evento em outros anos e neste trouxe a esposa e a filha para acompanhar. “Pensamos em vir no primeiro dia para pegar os produtos fresquinhos e estamos gostando bastante.”
O agricultor, que é produtor de tabaco, comenta as diversas opções de diversificação que encontra na feira, e destaca o interesse maior em conhecer mais sobre a piscicultura e sobre o fomento florestal. “Gera economia, e é bom para o futuro.” Lucini afirma estar investindo em placas solares em sua propriedade, em Linha Tangerinas, e mais tarde, pensa também em desenvolver um sistema de motobomba para ter água à disposição na propriedade para irrigação e evitar queimas.

Escola Coronel Thomaz Pereira participa da Expoagro
Alunos do 6º ao 9º ano da escola municipal Coronel Thomaz Pereira foram selecionados e participam da Mostra Científica Verde é Vida etapa sul-brasileira. Os estudantes realizaram um estudo com o objetivo de demonstrar a relação entre a sustentabilidade e os resíduos produzidos na própria escola. Conforme destaca a coordenadora pedagógica da secretaria de Educação, Juliane Weiss Niedermayer, o trabalho é um dos sete selecionados do Estado que participam da programação, juntamente com quatro de Santa Catarina e dois do Paraná.
LEIA MAIS: