As férias terminaram, para tristeza de alguns e alegria de outros. Aquela vida folgada, que permitia dormir até o meio dia, olhar televisão ou jogar computador até tarde da noite já era.
O carnaval passou, as aulas reiniciaram e o ano de 2003 de fato começou. E aí surge o grande dilema: como readequar nosso relógio biológico! Temos que descansar adequadamente para podermos produzir de acordo. Mas, vamos tentar entender um pouco melhor toda esta história de horários.
No mundo globalizado de hoje, o tempo voa e o tempo é dinheiro! Isto é uma verdade que se aprende desde a infância. Temos que correr! Temos que nos organizar. Para podermos fazer tudo isto, temos que descansar. Temos que dormir o tempo suficiente para podermos atuar, seja estudando, seja trabalhando, seja nos preparando para o futuro.
Vejamos esta questão do sono. Já repararam que a criança recém-nascida só dorme? Realmente, ela dorme praticamente 20 horas por dia. Quando faz menos hora de sono, podem conferir, que alguma coisa deve estar errada. Na medida em que vai crescendo, as suas horas de sono diminuem, tanto que, um pré-escolar costuma dormir praticamente 12 horas. Quando chega a idade dos 10 ou 12 anos, enquanto os pais ainda têm um certo poder de decisão na questão dos horários, muitos ficam acordados até as dez da noite, apesar de terem que madrugar, com muitas queixas de sono e cansaço, para prepararem sua ida ao colégio. O problema cresce com a chegada da aborrecência. Desculpem, eu quis dizer, a adolescência, piorando em 200% quando arranja o primeiro namorado ou namorada. Nesta fase não existem mais horários e não querem mais que existam regras … e a insônia dos pais piora em 200%.
Vejamos o que acontece com nosso rendimento no trabalho, nosso rendimento na escola, nossa saúde, nossa qualidade de vida? Olhar televisão até depois da meia noite, quando termina aquele filma tão esperado, pode ser muito bom, entretanto, amanhã passa outro filme muito bom, depois de amanhã, também já tem um filme … ora, vejam bem, aqui começa o desgaste, porque todos nós precisamos de um certo número de horas de sono, para podermos enfrentar bem o dia seguinte.
Ficam aqui algumas dicas para melhorar nosso descanso, melhorar o aproveitamento escolar, o aproveitamento no trabalho e, finalmente, nossa qualidade de vida. O adolescente deveria dormir suas 8 horas ao dia. Para o adulto, 7 horas de sono suprem a necessidade de descanso. Para que isto seja benéfico, não adianta querer tirar os atrasados no final de semana, dormindo 15 horas. Nosso relógio biológico é muito impertinente: é preciso manter um certo ritmo de vigília/sono, para que nosso organismo possa funcionar adequadamente.
LEIA MAIS: