Com o intuito de incentivar cada vez mais e fazer da tecnologia uma aliada para o hábito da leitura para os alunos das escolas de Venâncio Aires, a Secretaria Municipal de Educação aderiu ao projeto Árvore Livros, uma plataforma de leitura digital que disponibiliza mais de 30 mil livros para quem quer incrementar o conhecimento.
Desde o fim do ano passado, 11 escolas aderiram à iniciativa. Segundo a coordenadora de educação, Juliane Weiss Niedermayer, os educandários receberam formação sobre a plataforma e puderam optar pela adesão ou não. Assim, as instituições interessadas indicavam quais professores tinham o desejo de trabalhar com as turmas.
Para os alunos acessarem o programa, tanto nos chromebooks adquiridos recentemente pela Secretaria de Educação, quanto no celular, um e-mail e senha foram disponibilizados. Na Árvore Livros, os discentes e docentes podem baixar quantos livros quiserem com acesso à internet. Já em modo off line (sem conexão com a internet), podem ter acesso a até 10 livros. Além da leitura, os professores podem produzir atividades sobre as leituras dentro do programa.
Premiação
Para que haja mais interação dos alunos e desperte ainda mais o interesse pela leitura, a secretaria irá premiar, trimestralmente, os três estudantes que mais lerem dentro desse projeto. O controle das leituras é feito pelos professores e pela Secretaria de Educação.
Para iniciar, nesta semana, o secretário de Educação, Émerson Eloi Henrique, e as assessoras pedagógicas, Fernanda Saldanha e Greici de Mattos, estiveram nas escolas para entregar uma medalha e um certificado para os três primeiros premiados: Amanda Beatriz Ferreira Garcia, Bianca Gabriela Royer e Pedro do Nascimento da Silva. Assim como os estudantes, os professores que mais lerem também serão agraciados com um prêmio.
Primeiro lugar
O primeiro lugar ficou com a aluna Amanda Beatriz Ferreira Garcia, do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Narciso Mariante de Campos, de Vila Arlindo. Com uma grande história de vida, e apenas 10 anos, Amanda conta que quer ser escritora quando crescer. “Quero ser escritora para ajudar as outras pessoas a acreditarem mais em si e a serem mais fortes”, relata a aluna, emocionada. Ela diz ainda que gosta muito de ler na Árvore Livros e quer incentivar os outros colegas a lerem também.
Atualmente, a menina mora com os tios, Elvio e Verediana Ferreira, em Linha Sapé. Radiante, a tia revela o orgulho de Amanda. “Estamos muito orgulhosos por sabermos que a Amanda ganhou o primeiro lugar. É motivo de alegria, pois ela passou por muitas coisas desde pequena. Ela está se esforçando para ter um futuro melhor”, destaca.
Quem também não esconde a alegria pelo prêmio é a professora da Amanda, Priscila Pereira. “Estou encantada e muito emocionada”, declara. A diretora da Escola Narciso, Julia Melz, também se diz muito feliz pela conquista. Para ela, a escola pode fomentar novos sonhos e ajudar na busca desses objetivos. “Estou muito feliz e orgulhosa”, reforça.
Uma surpresa
Ao revelar onde costumava ler, Amanda conta que faz o uso do celular. Para a surpresa de todos, a aluna foi uma das contempladas do Projeto Alquimia, uma ação do Ministério Público Estadual, que em parceria da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), faz o recolhimento de celulares nas casas prisionais e encaminha para a Escola Técnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). De lá, os celulares são formatados e ganham um novo rumo.
De acordo com o promotor de Justiça Pedro Rui da Fontoura Porto, estes equipamentos foram destinados, em sua grande maioria, para escola municipais, e os demais para a rede estadual. Para ele, saber que o celular foi usado para o bem, o deixou muito satisfeito. “É uma metamorfose. O celular seria destinado ao crime, mas foi usado para auxiliar na formação cidadã da Amanda e dos demais estudantes que receberam os telefones”, comenta.
“Estamos colhendo bons frutos da rede municipal de ensino, pois houve investimento na tecnologia com a chegada dos chromebooks. Temos dinheiro público bem aplicado em benefício da educação de Venâncio Aires.”
ÉMERSON ELOI HENRIQUE
Secretário de Educação
Alunos premiados
• 1º lugar: Amanda Beatriz Ferreira Garcia, 5º ano – Emef Narciso Mariante de Campos
• 2º lugar: Bianca Gabriela Royer, 5º ano – Emef Coronel Thomaz Pereira
• 3º lugar: Pedro do Nascimento da Silva, 5º ano – Emef Professora Odila Rosa Scherer
LEIA MAIS: