A Secretaria Municipal de Saúde confirmou na quinta-feira, 31 de março, um caso de dengue em Mato Leitão, o segundo da história do município. Trata-se de um jovem que reside em Vila Santo Antônio, no interior do município. O caso é considerado importado, porque o homem trabalha durante a semana no município vizinho de Venâncio Aires e retorna para casa apenas no fim de semana. O estado de saúde do paciente é considerado estável.
O primeiro diagnóstico de dengue de Mato Leitão aconteceu em agosto do ano passado, quando um morador da Vila Kroth, no interior, testou positivo para o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. O caso também foi considerado importado. No momento, oito casos suspeitos da doença seguem em investigação.
Segundo a agente de endemias, Tatiana Raquel dos Santos Jacobi, já estão disponíveis na Secretaria de Saúde testes rápidos para identificar a dengue, que serão utilizados mediante avaliação médica quando houver necessidade de agilizar o diagnóstico. Após a coleta de uma gota de sangue da pessoa o resultado é obtido em 10 minutos.
Além disso, a partir da próxima semana, as fiscalizações serão intensificas no perímetro urbano da Cidade das Orquídeas com o objetivo de controlar a proliferação do mosquito Aedes egypti. A maneira mais eficaz de combater o avanço do inseto é acabar com os criadouros dentro e ao redor das casas.