Venâncio Aires já vive a expectativa das eleições gerais de 2022. No dia 2 de outubro deste ano, os brasileiros vão escolher novos presidente, senadores, governadores e deputados federais e estaduais e, faltando exatos seis meses para o ‘encontro com as urnas’, a Capital Nacional do Chimarrão tem um cenário praticamente definido no que se refere aos políticos que vão pedir votos.
Para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, na quinta-feira, 31, tivemos uma novidade: Valderindo Dirceu Rech, popularmente conhecido como Chico Rech, anunciou pré-candidatura pelo PSC, partido ao qual se filiou recentemente. Com isso, agora são quatro pré-candidatos ao Palácio Farroupilha, uma vez que os ex-prefeitos Airton Artus (PDT) e Giovane Wickert (PSB) e o ex-vice-prefeito Celso Krämer (Podemos) já haviam sido pré-lançados.
Já em relação à corrida para a Câmara Federal, em Brasília, temos uma pré-candidatura confirmada e outra que pode vir a se concretizar, mas que está cada vez mais perto de não acontecer. Silvia Schirrmann (Podemos) oficializou a sua pré-candidatura e disse que está muito confiante em obter uma boa votação. Isso a partir da dobradinha com Krämer e pelo fato de que pode ser a única candidata de Venâncio Aires a federal.
O nome da vice-prefeita Izaura Landim (MDB) ainda é especulado para buscar uma vaga em Brasília, mas ela mesma dá sinais de que não vai concorrer. Izaura tem o apoio do MDB estadual, mas parece que pretende solidificar ainda mais sua trajetória política antes de tentar um voo mais alto. No momento, não confirma a pré-candidatura e demonstra estar muito em dúvida sobre o futuro. Até o ex-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Gabriel Souza (MDB), que foi aclamado pré-candidato da legenda ao Governo do Estado, engrossa o coro para ver o nome de Izaura nas urnas, mas a vice-prefeita ainda não tem uma definição.
Além dos ‘pratas da casa’, dezenas de outros candidatos irão disputar os votos dos venâncio-airenses. Há muito tempo, a Capital Nacional do Chimarrão não tem deputados estaduais e federais e, em 2022, teremos mais uma oportunidade de eleger representantes. Faltam seis meses para o voto e a comunidade já pode ir se preparando para fazer as suas escolhas.