O PDT se reuniu na quarta, 13, retomando seus encontros mensais, no Grêmio Recreativo Sete de Setembro. O partido do prefeito Jarbas da Rosa, presidido pelo vereador Sid Ferreira, secretário da Infraestrutura e Serviços Públicos (SISP), afina estratégias para acelerar a campanha do ex-prefeito Airton Artus, que é pré-candidato a deputado estadual na eleição deste ano. “Queremos garantir para o Airton uma votação bem maior do que na eleição de 2018, quando ele fez 13 mil votos em Venâncio”, projeta Sid, otimista com a presença de mais de 100 apoiadores no encontro.
Airton não se elegeu por 199 votos em 2018, e vai concorrer novamente, ampliando sua área de ações, que terá foco central em Venâncio, onde pesquisas internas feitas pelo PDT mostram números altamente positivos, apontando votação maior do que em 2018, quando fez 13 mil votos aqui.
“A reunião foi para tratar de estratégias a serem aplicadas nos últimos cinco meses antes da eleição de outubro”, me disse Artus. O encontro serviu para atualizar as últimas ações e convocar a militância do PDT para uma maior mobilização. “A campanha física e a virtual devem estar associadas”, defende Artus.

Nova frente
Na quinta, 14, Artus cumpriu agenda em Porto Alegre, em encontro com pessoas, que a muito tempo moram na Capital e que são oriundas do interior e que vão fazer uma nova frente para a pré-candidatura, reunindo colegas, comerciantes, pessoas ligadas aos minimercados. “São pessoas que saíram do interior do Estado com muitas dificuldades, foram para a grande Porto Alegre, lá venceram e hoje eles têm uma importância muito grande, não só na economia da cidade, mas também eles têm uma influência sobre os seus colegas de trabalho e dos próprios bairros que moram. E receber o apoio desse pessoal, destes amigos, destes parentes, pode ser um grande ganho para mim na região metropolitana”, cita Artus. Entre estes comerciantes estão os parentes maternos Battisti, da sua mãe Álida Battisti Artus.
Lúcio Farias nega que tenha pedido cargo CC

Na quinta, 14, citei que Lúcio Farias se filiou ao PSB, do ex-prefeito Giovane Wickert, depois de não ter recebido um cargo CC do prefeito Jarbas da Rosa. No mesmo dia Lúcio veio até a Folha e negou que tenha pedido cargo ao prefeito Jarbas.
Hoje presidente da Associação das Pequenas e Microempresas de Venâncio Aires (Aspeva), Lúcio contou um pouco da sua história. Filho do soldado Farias, aposentado da BM em Venâncio, Lúcio morou em São Paulo por 24 anos, onde trabalhou na Prefeitura, na área da saúde, fez trabalhos sociais em bairros e trabalhou em empresas. Voltou para Venâncio para cuidar da sua mãe e fazer trabalho social para auxiliar pessoas carentes. Disse que a convite de Zé da Rosa se filiou ao Republicanos e trabalhou na campanha de Jarbas em 2020, que teria prometido que quem trabalhasse na campanha estaria no governo depois. “Depois da vitória do Jarbas mandei meu currículo, como fora pedido, e disse que aceitaria um cargo, desde que fosse na área social, onde tenho experiência”, contou Lúcio. “Mas nunca recebi resposta”, diz. “Logo depois, durante a pandemia surgiu oportunidade de comprar uma pequena empresa e desde então tenho o meu negócio”, acrescentou. Lúcio conta que foi convidado e se filiou ao PSB para apoiar a candidatura de Giovane Wickert a deputado.
Como vejo Lúcio em grupos de defensores de Bolsonaro em redes sociais, perguntei a ele sobre se filiar ao PSB, partido socialista de esquerda que vai apoiar Lula. Ele me disse que se filiou ao PSB para ajudar Giovane, mas que deixou claro que é eleitor de Bolsonaro e pretende ser novamente candidato na eleição municipal de 2024, por algum partido. Em 2020 concorreu a vereador pelo Republicanos, liderado por Benildo Soares, que se elegeu vereador e que também teria lhe ‘virado as costas’ depois da eleição.
É interessante a história de trabalhos sociais que Lúcio Farias me contou ter feito em São Paulo e que quer continuar fazendo em Venâncio. Quanto a política, não consigo entender essa ‘salada de frutas’ de vai pra lá, vai pra cá, que não é só de Lúcio Farias, mas de muitos que militam na política, em todos os níveis.
Inflação galopa
A inflação, que foi controlada no Brasil em 1994, com o Plano Real instituído pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, começa a ‘galopar’. Em 12 meses está em 10,7%. Mas não é ‘privilégio’ brasileiro nem culpa exclusiva do governo. A Argentina está em situação muitas vezes pior com inflação de 52% em 12 meses. Os Estados Unidos, de inflação próxima do zero por décadas, tem 8,5% nos últimos 12meses, a maior inflação em 40 anos. O mundo vive tempos ‘bicudos’ neste fim de pandemia. É o custo do ‘a economia a gente vê depois’. O depois chegou.
Mais pesquisas
A PoderData divulgou nova rodada de pesquisa sobre intenção de voto para a eleição presidencial e mostra que a diferença entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL) cai para 5 pontos percentuais. Lula aparece com 40% das intenções de voto e Bolsonaro cresce para 35%. Ciro tem 5%, Doria 3%, Janones 3%, Tebet 2% e Eymael 1%.
Outra pesquisa, da Sensus para a revista IstoÉ, mostra Lula com 43,3% e Bolsonaro com 28,8%, uma diferença de 14,5 pontos percentuais. Ciro aparece com 6,3% e Doria com 2,6%. A pesquisa também mostra que Lula tem a menor rejeição. É isso mesmo que você leu. Lula tem 37,9% de rejeição, Bolsonaro 53,9%, Doria 49,4% e Ciro 43,9%.
Terceira via
A disposição do MDB, União Brasil e PSDB em dialogar por uma candidatura única para ser apresentada até 18 de maio, animou quem quer uma alternativa viável fora da polarização entre Bolsonaro (direita) e Lula (esquerda). Simone Tebet (MDB), Eduardo Leite (PSDB) Sergio Moro (União Brasil) eram as apostas.
Mas o ‘dia seguinte’ é desolador. Enquanto a senadora Simone Teber, o presidente do MDB Baleia Rossa e o ex-presidente Michel Temer discutiam a possibilidades de terceira via, Senadores do MDB, liderados por Renan Calheiros e José Sarney, se reuniram com Lula para fazer conchavo.
Pelo jeito vamos ter que escolher entre manter o que ai está, e que não agrada, ou recolocar a quadrilha que saqueou o país de volta no governo.
Perdoar multas
Deputado federal Maurício Dziedricki, que mudou do PTB para o Podemos na janela partidária, revela que 350 mil multas leves e médias foram transformadas em advertências só no RS, no primeiro ano de funcionamento da mudança do Código Brasileiro de Trânsito, aprovada em abril de 2021. Maurício foi autor da emenda que possibilitou isso.
Mais Qualificar
O vereador Nelsoir Battisti (PSD), secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, depois dos 37 cursos do programa Qualificar Venâncio que está iniciando, com grande procura, já pensa numa próxima etapa para atender especialmente o mercado de TI. A informação compartilhada no grupo de whats Movimento Venâncio 4.0, foi bem recebida por empresários do setor.
Maior prédio

A prefeitura de Camboriú aprovou a construção de um novo edifício na Avenida Atlântica, à beira mar na praia mais famosa do Sul do Brasil. Nada demais, não fosse um edifício com 140 andares e 508 metros de altura – são cinco quadras em pé. O Triumph Tower, com 233 apartamentos, será o edifício residencial mais alto do mundo, obra da construtora GF e da Havan, do empresário Luciano Hang, de 60 anos.
Do Twitter
- O Globo: Partido de Moro lança deputado Luciano Bivar como pré-candidato a presidente
- Folha S. Paulo: Alckmin exalta Lula aos gritos em evento com centrais sindicais
- Estadão: Bolsonaro diz que vai se dedicar à reeleição, ataca Lula, Alckmin e STF
- Claudio Humberto: Pergunta na rua: Quando Lula diz pretender “fazer mais e melhor”, ele está ameaçando os cofres públicos?
- Salim Matar: Cartórios arrecadaram R$ 23,4 bilhões em 2021, valor 34% maior que em 2020. É uma dinheirama para financiar a burocracia brasileira. O país precisa de modernização e digitalização de serviços para reduzir os custos e burocracia para os cidadãos!
- Cleber Benvegnú: Especialista é uma escolha editorial: este ou aquele. O problema está quando em algumas abordagens jornalísticas já tem um viés prévio. Portanto, sempre é preciso questionar – inclusive e principalmente nesses casos.