Limpeza dos passeios públicos

Ontem a Prefeitura anunciou que vai notificar proprietários de terrenos baldios para que sejam limpos. Se em 15 dias depois da notificação não for tomada providência, a legislação permite que a Prefeitura contrate empresa para a limpeza e cobre o serviço do proprietário do tereno no próximo IPTU. A medida faz parte de ações no combate ao mosquito da dengue, que já teve pulverização de ruas e agora avança para limpeza de terrenos baldios.
O assunto surge junto com uma postagem que vi no final de semana em rede social. O vereador Ezequiel Sthal (PTB), que foi líder do governo do prefeito Giovane Wickert (PSB) no mandato passado, postou uma foto da esquina da rua Conde D’Eu com a Osvaldo Aranha, no edifício Work Center, no centro da cidade, onde o capim cresceu no passeio público e meio fio. “Nossa cidade bem enfeitada para a Páscoa, lamentável o nosso centro estar sem nenhum tipo de enfeite e ainda neste estado, enfim, chegou a mudança”, escreveu Ezequiel em tom de cobrança, mas também de revanchismo.
Dezenas de pessoas comentaram a postagem. Muitos concordando com o vereador que critica o governo do prefeito Jarbas da Rosa (PDT), outros questionando e por ai vai. Até o ex-prefeito Giovane Wickert (PSB), que perdeu a reeleição para Jarbas, comentou. “Deve ser o IPTU Verde”, escreveu ele na publicação em tom de ironia e crítica. “Para o coelhinho esconder os ninhos de pascoa (ecologicamente correto) vão dizer”, escreveu Dario Martins, que foi secretário de Segurança de Giovane.

Capim cresce no passeio e meio fio no centro da cidade. (Foto: Divulgação)

Ontem perguntei ao secretário de Serviços Públicos (Sisp), vereador Sid Ferreira. Ele me disse que a conservação passou para a secretaria do Meio Ambiente, que tem Nilson Lehmen como titular. Mas afirmou que a manutenção do passeio público e do meio fio é compromisso do dono do imóvel e não da Prefeitura. Não sei se existe legislação definindo isso, mas a grande maioria – e me incluo entre eles – mantém o passeio público e meio fio limpos, sem depender de Prefeitura.

Notinhas

  • Inter venceu o Fortaleza domingo a noite no Beira Rio por 2 a 1, no jogo de despedida de D’Alessandro do futebol, aos 41 anos. O argentino marcou um gol e foi muito festejado. Dale jogou por 14 anos no Inter, coisa difícil de acontecer no futebol atual. Entra para a galeria dos grandes ídolos colorados.
  • O Inter demitiu o técnico Medina na sexta, depois de empatar com o Guaireña do Paraguai pela Sul-americana no Beira Rio em 1 a 1. Ontem os dirigentes colorados se reuniram com Mano Menezes, um técnico experiente e vencedor. É a melhor escolha.
  • O Grêmio perdeu por 1 a 0 para a Chapecoense sexta na Arena pela Série B e está no Z-4, dos que caem para a Série C.

Do Twitter

  • Folha S. Paulo: Bolsonaro acumula casos sob suspeita de corrupção
  • Estadão: Projeção do ‘Estadão Dados’ indica vantagem de Lula em 15 Estados e de Bolsonaro em 8
  • UOL: Queiroga anuncia fim do estado de emergência sanitária nacional da covid-19
  • O Globo: Inflação inédita em 20 anos deixa geração de jovens sem perspectiva
  • Carta Capital: PT, PCdoB e PV registram federação com obrigatoriedade de composição feminina e étnico-racial
  • Eduardo Leite: A gente não entra na política pelo que ela pode fazer por nós, é pelo que nós podemos fazer pelos outros


Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido