Ontem a Prefeitura anunciou que vai notificar proprietários de terrenos baldios para que sejam limpos. Se em 15 dias depois da notificação não for tomada providência, a legislação permite que a Prefeitura contrate empresa para a limpeza e cobre o serviço do proprietário do tereno no próximo IPTU. A medida faz parte de ações no combate ao mosquito da dengue, que já teve pulverização de ruas e agora avança para limpeza de terrenos baldios.
O assunto surge junto com uma postagem que vi no final de semana em rede social. O vereador Ezequiel Sthal (PTB), que foi líder do governo do prefeito Giovane Wickert (PSB) no mandato passado, postou uma foto da esquina da rua Conde D’Eu com a Osvaldo Aranha, no edifício Work Center, no centro da cidade, onde o capim cresceu no passeio público e meio fio. “Nossa cidade bem enfeitada para a Páscoa, lamentável o nosso centro estar sem nenhum tipo de enfeite e ainda neste estado, enfim, chegou a mudança”, escreveu Ezequiel em tom de cobrança, mas também de revanchismo.
Dezenas de pessoas comentaram a postagem. Muitos concordando com o vereador que critica o governo do prefeito Jarbas da Rosa (PDT), outros questionando e por ai vai. Até o ex-prefeito Giovane Wickert (PSB), que perdeu a reeleição para Jarbas, comentou. “Deve ser o IPTU Verde”, escreveu ele na publicação em tom de ironia e crítica. “Para o coelhinho esconder os ninhos de pascoa (ecologicamente correto) vão dizer”, escreveu Dario Martins, que foi secretário de Segurança de Giovane.
Ontem perguntei ao secretário de Serviços Públicos (Sisp), vereador Sid Ferreira. Ele me disse que a conservação passou para a secretaria do Meio Ambiente, que tem Nilson Lehmen como titular. Mas afirmou que a manutenção do passeio público e do meio fio é compromisso do dono do imóvel e não da Prefeitura. Não sei se existe legislação definindo isso, mas a grande maioria – e me incluo entre eles – mantém o passeio público e meio fio limpos, sem depender de Prefeitura.
Notinhas
- Inter venceu o Fortaleza domingo a noite no Beira Rio por 2 a 1, no jogo de despedida de D’Alessandro do futebol, aos 41 anos. O argentino marcou um gol e foi muito festejado. Dale jogou por 14 anos no Inter, coisa difícil de acontecer no futebol atual. Entra para a galeria dos grandes ídolos colorados.
- O Inter demitiu o técnico Medina na sexta, depois de empatar com o Guaireña do Paraguai pela Sul-americana no Beira Rio em 1 a 1. Ontem os dirigentes colorados se reuniram com Mano Menezes, um técnico experiente e vencedor. É a melhor escolha.
- O Grêmio perdeu por 1 a 0 para a Chapecoense sexta na Arena pela Série B e está no Z-4, dos que caem para a Série C.
Do Twitter
- Folha S. Paulo: Bolsonaro acumula casos sob suspeita de corrupção
- Estadão: Projeção do ‘Estadão Dados’ indica vantagem de Lula em 15 Estados e de Bolsonaro em 8
- UOL: Queiroga anuncia fim do estado de emergência sanitária nacional da covid-19
- O Globo: Inflação inédita em 20 anos deixa geração de jovens sem perspectiva
- Carta Capital: PT, PCdoB e PV registram federação com obrigatoriedade de composição feminina e étnico-racial
- Eduardo Leite: A gente não entra na política pelo que ela pode fazer por nós, é pelo que nós podemos fazer pelos outros