Vacina é alternativa para proteção contra a dengue

-

Que a dengue preocupa as autoridades de saúde e a população no geral, isso não é novidade. Mas, você sabia que existe uma vacina contra a doença? No entanto, o único imunizante existente está disponível apenas na rede privada e pode ser feito somente por quem já foi acometido pela dengue. A vacina tem o nome de Dengvaxia e é indicada para prevenir a doença em crianças, adolescentes e adultos, dos 9 aos 45 anos. Fabricada pelo laboratório francês Sanofi Pasteur, ela é a primeira que teve registro no mundo.

A observação é que a vacina não deve ser feita em quem não teve contato com a dengue, pois pode ter mair risco de agravamento da doença, havendo necessidade de internação hospitalar. Então, para receber o imunizante, a pessoa já deve ter tido contato com pelo menos um dos sorotipos da dengue (1, 2, 3 e 4). A administração da vacina deve ser feita em três doses, cada uma com intervalo de seis meses.

A expectativa é que uma vacina que já está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan, em parceria com o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIH), há mais de 10 anos, tenha a pesquisa finalizada até 2024. A diferença é que esta vacina poderá ser aplicada em quem nunca teve contato com a doença e deve ser disponibilizada também pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Outro imunizante também aguarda a provação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde o ano passado. É a vacina TAK-003, da farmacêutica Takeda. A intenção é que essa vacina possa ser aplicada em qualquer pessoa de 4 a 60 anos.

Em Venâncio, só sob encomenda

Nas clínicas de vacinação do município, o imunizante não está disponível para livre demanda: é preciso encomendar. A reportagem da Folha do Mate procurou três locais de vacinação privados e todos alertaram que poucas pessoas têm o conhecimento da existência. Na Clínica Vacine Aqui, da Tchê Farmácia Gabriela, a vacina está em falta há dois anos. A farmacêutica Daiane Feix Barden afirma que pelo fato de a doença não estar em situação de endemia na região, a vacina não é oferecida. Ela também comenta que poucas pessoas chegaram a mostrar interesse. Cada dose do imunizante, segundo Daiane, chega a custar R$ 200.

No Laboratório Gassen, que também aplica vacinas, o imunizante esteve disponível ano passado, mas sem procura da população. No momento, caso alguém se interesse pela vacina, deve ser consultada a disponibilidade a feita uma encomenda. O valor dependerá da procura pelo imunizante naquele momento.

Já na Farmácia Mirandolli, segundo a farmacêutica Alessandra Mirandolli Bulow, a vacina pode ser feita sob encomenda e, após três dias, o imunizante estará disponível para aplicação. Cada dose – são três – é vendida a cerca de R$ 250 no local. “A vacina contra a dengue é muito específica, em épocas do ano, mas depois de feita, a pessoa está protegida para a vida.” Alessandra comenta que nos últimos dias a farmácia publicou nas redes sociais sobre a vacina, e isso despertou a curiosidade das pessoas, que chegaram a questionar. Ela destaca que para fazer a vacina, é necessário apresentar o teste soropositivo para dengue, atestando já ter tido contato com a doença.

  • No setor público de saúde municipal, segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Carla Lili Müller, não há informações sobre a vacina, que também não está disponível para a população de forma gratuita.
  • 80 é o número de casos de dengue já registrados em Venâncio Aires neste ano. Três são importados e há uma internação hospitalar em função da doença neste momento. Ao todo, foram 210 notificações, com 14 resultados negativos. Outros 116 casos estão em análise.

LEIA MAIS:

notícias saúde Folha do Mate


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido