Um dos símbolos mais conhecidos e amados pelos gaúchos é celebrado neste domingo, 24, Dia do Chimarrão. A bebida símbolo do Rio Grande do Sul, que aquece no inverno e não é deixada de lado no verão, representa não só a cultura, mas aproxima pessoas.
O mate amargo tem ganhando um destaque diferente nos últimos tempos, por conta dos novos jeitos de decorar. Inclusive, os acessórios para chimarrão, para além da tradicional cuia e bomba, têm estimulado novos negócios.
É o caso de Diane Mirandoli, 27 anos, proprietária da loja Buenas – Couro e Mate. Ela abriu o estabelecimento em outubro do ano passado, pois percebeu que em Venâncio não havia um local que tivesse apenas itens específicos para chimarrão. Inicialmente, imaginou que o público de vendas seria mais voltado ao tradicionalismo, mas agora, estima que cerca de 90% dos clientes são mulheres.
Um dos itens mais procurados, principalmente para presentear, é o enfeite de biscuit – colocado em cima do ‘morrinho’ da erva. “A cada semana vêm biscuits novos, pois a venda é grandiosa. As pessoas gostam”, acrescenta. Nesse sentido, a reposição é feita sempre de acordo com a demanda e conforme surgem novidades no mercado. Conforme Diane, a procura é alta pelo item principalmente para datas comemorativas.
Além do biscuit, outros produtos ganham destaque, como a pulseira, que fica ao redor da cuia e conta com pingentes, assim como os pingentes específicos para a bomba. Também os chás e marcadores para erva garantem uma decoração a mais no mate. Ainda, há quem aposte em cuias coloridas, personalizadas ou com revestimentos especiais.
Companheiro diário
Quem gosta de um chimarrão enfeitado é Luise Becker, 33 anos. Segundo a esteticista, toda semana garante um enfeite novo para o companheiro diário. Ela afirma que as cuias de casa e a da clínica de estética têm uma pulseira para decorar. “Em datas comemorativas eu coloco mais adereços, mas também gosto de usar chás e biscuits no dia a dia”, comenta. Para Luise, os ornamentos deixam o chima mais vivo e alegre.
Leia mais: