Quais pontos turísticos de Venâncio Aires você conhece? Quantos deles já visitou e apresentou para amigos e familiares? Com o objetivo de destacar o potencial turístico do município, a revista Descubra Venâncio – especial Fenachim, produzida pela Folha do Mate, traz um panorama dos empreendimentos de turismo e atrativos naturais, além de destacar o maior evento de Venâncio, a Festa Nacional do Chimarrão, que começa no dia 5 de maio.
A publicação é um convite para (re)descobrir Venâncio, seja com a visita à Fenachim ou um tour pelos pontos turísticos. Além dos mais tradicionais e já conhecidos, como a Igreja São Sebastião Mártir, o Museu e a Figueira Centenária, há outros menos conhecidos, mas também muito interessantes.
É o caso do Viveiro de Mudas Flor da Terra, em Vila Palanque, uma opção para quem quer conhecer plantas, aprender mais sobre o cultivo de diferentes espécies e o ciclo de germinação e desenvolvimento da erva-mate. O empreendimento integra a Rota do Chimarrão desde 2008. Já tive o prazer de estar no local e comprovar a boa receptividade dos proprietários Marlene e José Inácio Scherer, que comercializam mudas de flores para jardins, palmeiras, folhagens, suculentas, chás e temperos.
Outro ponto da Rota do Chimarrão que merece uma visita é a Chácara do Mel. Na propriedade localizada em Linha Travessa, Lauro e Ilonia Rüdiger recebem os visitantes com uma acolhida carinhosa e muita atenção para tirar as dúvidas sobre as abelhas sem ferrão. O local desperta a curiosidade, principalmente, de estudantes e biólogos vindos de diferentes pontos do estado. Sem dúvida, o passeio ao local é uma boa pedida para curtir em família e ensinar as crianças sobre a importância das abelhas para a polinização das plantas e a produção de alimentos.
Aproveito, ainda, para citar o Jardim Secreto das Suculentas, em Linha 17 de Junho. Cláudia e Sérgio Müller transformaram o quintal de casa em um espaço repleto de plantas suculentas, que chama atenção dos visitantes. Árvores frutíferas também são encontradas no local, que oferece diversos cenários para fotografias e um ambiente agradável para passear.
Esses são alguns os atrativos apresentados na revista Descubra Venâncio, que será lançada oficialmente, neste domingo, 24, dentro da programação do Dia do Churrasco e Chimarrão, na Travessa São Sebastião Mártir. A publicação, que conta com textos meus e das colegas Cassiane Rodrigues e Luana Schweikart, já está sendo utilizada nas agendas oficiais de divulgação da Fenachim. Interessados em obter um exemplar poderão retirar na recepção da Folha do Mate. A versão on-line também estará disponível no site folhadomate.com, a partir da próxima semana.
Com gostinho de interior
Encerradas as festas de Carnaval, representantes da Associação do Carnaval do Interior de Venâncio Aires (Aciva) estiveram na Folha do Mate, nesta semana, para agradecer o apoio da empresa jornalística na cobertura dos eventos e divulgação das fotos das festas dos blocos e dos bloquinhos.
Coordenadores dos blocos e as soberanas do Carnaval Infantil, rainha Valentina Bencke (Os Noventinhas, de Linha Marechal Floriano) e princesas Nicoly Daniely Wollschick de Azevedo (Os Palmeirinhas, de Linha Arroio Grande) e Lara Yasmin dos Santos Schwaikart (Turma do Barulinho, de Linha Brasil) entregaram uma cesta de produtos do interior como forma de reconhecimento. Um kit com artesanato, plantas, bolachas caseiras e schmier com o gostinho colonial, que emocionou e deliciou a equipe da Folha. Uma bela atitude de reconhecimento e que mostra a diversidade e a força do interior de Venâncio.