De Venâncio para o mundo: a força das ervateiras locais

-

Quem visitar a 16ª Fenachim terá a chance de provar o chimarrão com gostinho de Venâncio Aires, com erva-mate das marcas Elacy e Madrugada. Os produtos estarão disponíveis junto ao espaço da Escola do Chimarrão.

As ervateiras do município comercializam para todo o Rio Grande do Sul e outros estados brasileiros, além de atenderem o mercado externo. Madrugada e Elacy, aliás, estão entre as 25 maiores exportadoras de Venâncio Aires.

Com 80 anos de história, a Madrugada ostenta o título de erva-mate mais lembrada dos gaúchos, do Top Of Mind, por 4 anos consecutivos. Localizada na RSC-453, a empresa é 16ª maior de Venâncio Aires, tendo sido responsável por 1,17% do Valor Adicionado Fiscal (VAF) do município em 2020. Além de erva-mate, produz e comercializa chás e sobremesas.

A venda de erva-mate ocorre em todo o território gaúcho – com foco principal na região metropolitana de Porto Alegre – além de atender o estado de Santa Catarina e ser exportada para os Estados Unidos. Entre as opções estão erva-mate Tradicional, Moída Grossa, Pura Folha, Requinte e Pastoreio, além de erva para tererê e compostos de chá e erva-mate.

A Elacy tem sede em Linha Ponte Queimada, na RSC-287. Ao lado da fábrica, está localizado o Recanto do Chimarrão. O paradouro oferece erva-mate, água quente e espaço agradável para visitantes prepararem o mate. Além disso, é possível adquirir erva e itens relacionados a chimarrão.

A história da empresa começou em 1957, quando João Arlindo Heck, morador de Linha Cachoeira, no interior de Venâncio Aires, iniciou a venda de erva-mate. Há 30 anos, os sucessores dele constituíram a Agroindustrial Elacy, empreendimento que atualmente ocupa a 38ª posição entre as maiores empresas do município.

No mix de produtos estão três tipos de erva: Tradicional, Moída Grossa e Premium. A empresa também oferece erva-mate para tererê, com quatro sabores, além de duas opções de erva-mate com composto de chá.

Os produtos são comercializados para municípios do Rio Grande do Sul, com vendas diretas a supermercados e on-line para consumidor final. A Elacy também elabora produtos das marcas Campero, Livre, Santa, De Pago em Pago, La Baguala, Yusa e Aruba para exportação ao Uruguai, para Argentina e Chile.

Ervateira Rainha

Outra indústria de beneficiamento de erva-mate em Venâncio Aires é a Ervateira Rainha. Localizada em Linha Travessa, tem duas décadas de história e, há cerca de um ano, trabalha especificamente com erva-mate para tererê. Por mês, são 180 toneladas do produto, vendido especialmente para o Paraná e Mato Grosso do Sul. A erva é comercializada já embalada ou apenas cancheada.



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido