Prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT) decidiu quebrar o silêncio, sexta-feira, 29, sobre as manifestações dos vereadores oposicionistas André Kaufmann (PTB) e Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), que nas últimas sessão da Câmara têm sugerido que a Administração está deixando para depois as melhorias nas estradas do interior. De acordo com os parlamentares, embora muitas cargas de material – que poderiam estar beneficiando as comunidades e produtores rurais -, estejam à disposição, o chefe do Executivo estaria segurando os consertos, como forma de beneficiar, mais à frente, a pré-candidatura a deputado estadual do ex-prefeito Airton Artus, entusiasta do governo e também integrante do PDT.
“Na realidade, nem deveria me preocupar com este tipo de pronunciamento. No entanto, não posso simplesmente deixar que continuem com estas falácias e acusações levianas”, disse o prefeito. Ele acrescentou que “a campanha eleitoral de 2020 já terminou e não usamos os mesmos métodos de trabalho que a Administração anterior, portanto, as afirmações de que estamos deixando as coisas para depois não procedem”. Jarbas apresentou os números referentes à extração, depósito e uso de material e garantiu que os servidores da Prefeitura “estão fazendo um belo e contínuo trabalho nas estradas do interior”. Ao mesmo tempo, ele admitiu que há muito serviço pela frente, pois o interior do município é muito grande.
Conforme Jarbas, entre dezembro de 2021 e janeiro deste ano foram retiradas – de leitos de rio e de arroios, com autorização -, em mutirões, mais de mil cargas de material (em caminhões truck). “Os materiais foram armazenados aproveitados nos meses seguintes”, declarou. Além disso, destacou o prefeito, também houve extrações em pedreiras e saibreiras licenciadas para o Município e compra eventual de material, principalmente para atendimento de demandas relacionadas à cidade. “Por dia, a média de cargas de caminhão truck chega a 50, somadas todas as frentes de trabalho da Prefeitura de Venâncio”, afirmou, acrescentando que rachão e cascalho também são utilizados pelas capatazias e Patrulha Agrícola.
17 de junho
Como exemplo de melhorias mais recentes, Jarbas citou a estrada geral de Linha 17 de Junho, com a utilização de 50 cargas de truck. “O último trabalho deste tipo realizado nesta localidade foi há 15 anos. Desde 2021 estamos realizando a recuperação total de estradas do interior, com dezenas delas já revitalizadas. Só que temos uma demanda muito grande, pois são centenas de estradas no interior que precisam de recuperação”, comentou. O chefe do Executivo encerrou dizendo que “a Prefeitura não está preocupada com a eleição de 2022, mas em atender as demandas da população. Seria muito melhor se os políticos de Venâncio também trabalhassem com este propósito e não pensando apenas nos seus companheiros”.
“É preciso destacar o belo trabalho realizado pelas nossas equipes. Os servidores estão engajados. Temos muito trabalho pela frente, mas muito já foi e está sendo feito. Estamos diariamente fazendo esforços para atender todo o município, já que muitas localidades têm demandas represadas há muitos anos.”
JARBAS DA ROSA
Prefeito de Venâncio Aires
O prefeito Jarbas da Rosa informou que, em março de 2022, o britador do Cerro do Baú produziu 500 cargas de brita e, em Linha São João, foram mais 160 caminhões truck de material. De acordo com ele, só para ações no perímetro urbano, já foram utilizadas mais de 200 toneladas de material.
“Não têm informações corretas
ou é questão de mau-caratismo”
O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sid Ferreira, salientou que, “se o Município tem toda esta quantidade de material disponível, é porque aproveitou o período de estiagem e promoveu a retirada de 1,5 mil cargas de material na região de Mariante”. De acordo com ele, a extração não é tão elevada todos os anos, pois depende das questões climáticas, que influenciam na cheia ou baixa dos mananciais. “Nós estamos, sim, utilizando em vários pontos. Um exemplo foi a ERS-130, onde houve recuperação”, disse.
O titular da Sisp ressaltou que há um planejamento para o período de inverno, quando as estradas geralmente pioram de condições em virtude do elevado volume de chuvas. “Também compramos um rebritador, que está chegando e será utilizado para deixar o material no tamanho adequado para as ações. Temos um estoque de material, que vai sendo usado conforme a necessidade. Esperamos seja suficiente para socorrer os agricultores no inverno. O cascalho grosso, do jeito que é retirado dos pontos licenciados, não pode ser colocado nas vias. É preciso rebritar e, depois, fazer o serviço nas estradas”, esclareceu.
Contra-ataque
Em relação às manifestações dos vereadores de oposição, Sid Ferreira não poupou críticas. “Nunca será da minha índole segurar material para usar em benefício de qualquer que seja a campanha. As pessoas que sugerem isso, no caso os dois vereadores de oposição, não têm informações corretas ou é questão de mau-caratismo mesmo. Talvez quem fala é que faça isso”, disparou ele, acrescentando que, “tanto o ex-prefeito Airton quanto o prefeito Jarbas rechaçam a possibilidade de usar máquina pública para fins de campanha. Se os vereadores fossem acompanhar o trabalho, veriam que todo o material extraído e britado vai para as estradas”.
Para entender melhor
• Os vereadores André Kaufmann (PTB) e Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), polemizaram nas últimas sessões da Câmara, ao afirmarem que a Administração do prefeito Jarbas da Rosa (PDT) estaria ‘segurando’ a prestação de serviços. Segundo eles, a intenção de Jarbas seria deixar para mais perto da eleição as melhorias em estradas e ações de saúde, com a finalidade de beneficiar o ex-prefeito Airton Artus (PDT), pré-candidato a deputado estadual. Os parlamentares sugeriram que Artus ‘manda mais’ que Jarbas na Prefeitura e disseram que o prefeito está deixando cargas de material acumuladas em determinados pontos para arrumar as estradas em momento oportuno.
• Procurado pela Folha do Mate para se manifestar a respeito das declarações, Artus afirmou que respeita o debate na Câmara, mas ressaltou que, como pré-candidato a deputado estadual, não podia se comportar como vereador, mesmo tendo orgulho de ter sido parlamentar por oito anos. “Não quero entrar nos detalhes destas questões dos vereadores de oposição, até porque o que eles fazem beira à infantilidade”, disparou.
• Na sexta-feira, 29, o prefeito Jarbas da Rosa e o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sid Ferreira, ambos do PDT, resolveram falar sobre a polêmica.