Venâncio Aires faz 131 anos

Nesta quarta-feira, 11 de maio, Venâncio Aires completa 131 anos de emancipação político-administrativa. É a Capital Nacional do Chimarrão, que neste ano festeja seu aniversário com a 16ª Festa Nacional do Chimarrão, a Fenachim, evento que leva o nome da cidade para todos os cantos deste planeta.
E a nossa Venâncio Aires, que liga os Vales do Rio Pardo e Taquari, pois administrativamente pertencemos ao Vale do Rio Pardo, e geograficamente ao Vale do Taquari, cria uma nova matriz produtiva, como tem destacado em suas manifestações o prefeito Jarbas da Rosa (PDT). O município, que já teve até 80% de sua economia vinda do tabaco, desenvolveu outros setores, como o polo metalmecânico, acelerado no inicio dos anos 2000, e mais recentemente, o polo de produção de proteína, com frigoríficos que abatem em torno de mil cabeças bovinas por dia e a produção integrada de frangos, suínos e leite, com as cooperativas Dalia e Laguiru e empresas do setor. Criamos um tripé com tabaco, metalurgia e proteína, muito forte, uma diversificação que envolve a cidade e o interior, para produzir um desenvolvimento cada vez mais equilibrado.
Ó salve Venâncio Aires, belo recanto do Brasil, como diz o nosso hino.

Notinhas

  • E o asfalto do final da Rupperti Filho, até o Parque do Chimarrão, não ficou pronto parra a Fenachim. A obra foi iniciada antes da festa e teve a sua parte final prejudicada pela chuva incessante. O secretário do Planejamento, Gustavo Von Elden, tinha projetado finalizar a obra no final de semana antes da Fenachim. Mas com a chuva não foi possível, ficou só a base de rachão para receber o asfalto depois da Fenachim.
  • Por falar em tempo, a semana de chuva antes da festa complicou muito a instalação da infraestrutura no Parque. Mas, como era a previsão, a chuva parou na quinta, dia da abertura da Fenachim e tivemos sol todos os dias. No domingo de céu azul, o Parque estava lotado. Para hoje a noite, amanhã e quinta até meio dia, tem previsão de chuvas fracas. Na sexta, sábado e domingo, previsão de muito sol para coroar o final da festa.
  • Nas visitas aos estandes da Fenachim, anotei algumas sugestões a respeito da festa, que fazem parte de um debate constante, sobre quantos dias e que horários deve ter. Tem os que veem duas etapas como muito tempo para as empresas estarem no Parque e sugerem a festa ser de quarta a domingo, como outros eventos deste formato. Tem quem sugere que nos dias de semana a festa abra os portões as 18h, como a Expovale, em Lajeado. Outros me questionaram como a Festa do Chimarrão não tem nenhuma ervateira com estande, quando o estado tem dezenas de indústrias de erva-mate.

Do Twitter

  • GZH: Governo do RS traça estratégia para votação de último projeto do regime de recuperação fiscal
  • O Globo: Lula entra em ação em tentativa do PT de atrair PDT para o seu arco de alianças
  • UOL: Presidente do PDT, sobre conversas com Lula: ‘Respeita candidatura de Ciro’
  • Folha S. Paulo: Bolsonaro se une a PSDB e União Brasil nos estados e empareda terceira via
  • Carta Capital: Bolsonaro deixará o governo com salário mínimo tendo o menor poder de compra desde o Plano Real
  • Terra Brasil Notícias: STF em “saia justa”: Delatores de Lula querem dinheiro e bens de volta: “Se ele é inocente, os bens e dinheiro terão que ser devolvidos”
  • Cristian Deves: A candidatura de Luís Inácio Loola da Silva é um tapa na cara da Nação Brasileira que luta por um País decente, ético, justo, honesto e que almeja Punição as pessoas que cometem crime neste País.



Sérgio Klafke

Sérgio Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido