No mês de abril, artesãs e agricultoras de Passo do Sobrado participaram de dois cursos intermediados pelo escritório municipal da Emater. Um deles ocorreu no Centro de Treinamento de Agricultores de Caxias do Sul e abordou informações sobre o processamento de frutas a partir de aulas teóricas e práticas.
As agricultoras Deise Ramone Ferreira e Adriana Eisermann participaram da atividade. A inscrição das participantes foi feita pela Emater e teve a colaboração financeira da Cooperativa Sicredi. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ainda disponibilizou o transporte até a Serra Gaúcha.
Deise, que é moradora da localidade de Corredor dos Rosa, avaliou positivamente a formação. “Foi maravilhoso. Sempre tive vontade de aprender mais sobre o armazenamento frutas. Por ter arvoredo numeroso em casa, muita fruta se perde. Busquei esse aperfeiçoamento para futuramente empreender no ramo”, relatou.
Ela também ressaltou o apoio e incentivo recebido da Emater, da Sicredi e da Administração Municipal. “Acho muito positiva essa oferta de oportunidades, pois nos incentiva a enxergar possibilidades. Quando se investe no leque de oportunidade a população ganha e o município se desenvolve”, avaliou a agricultora.
Artesanato
No fim do mês passado, um grupo de artesãs participou de uma capacitação sobre artesanato com fibra de bananeira. A atividade foi ministrada pela artesã Arlete Pimentel, de Vale Verde, e ocorreu na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. O curso, foi promovido pela Emater, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Sicredi.
A formação teve como objetivo incentivar o uso de matéria-prima rural para a fabricação de peças de artesanato. Assim, as participantes podem agregar valor aos trabalhos, além de diversificar os produtos ofertados para venda durante a Expofeira do Passo, uma vez que a maioria dos participantes também é feirante.
De acordo com a extensionista da Emater, Ana Miotto, a produção das peças em fibra de bananeira é uma alternativa viável para as artesãs devido ao cultivo da fruta em muitas propriedades rurais de Passo do Sobrado. “A fibra de bananeira é um material que está disponível em grande quantidade no interior do município e com custo zero, apenas demandando de mão de obra para preparar a fibra e fabricar as peças”, explica.
Entre os assuntos abordados durante o curso estão técnicas de corte e preparo da fibra, tipos de fibras, como secá-las e armazená-las e maneiras de trançar e tramar a fibra. O prefeito de Passo do Sobrado, Edgar Thiesen, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Romário Carvalho, e o gerente da agência Sicredi do município, Elton Sehn acompanharam a realização do curso. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura)