Venâncio-airense de 12 anos é destaque no BMX

-

No futuro, vencer as Olímpiadas. Esse é o sonho de Nathalie Cougo Ernsen, 12 anos, atleta venâncio-airense do bicicross ou BMX. Ela pratica a modalidade há cerca de um ano e já acumula três títulos de etapas do Estadual em 2022 e foi vice-campeã da mesma competição em 2021.

A jovem é uma das quatro gurias que praticam o esporte na pista do Parque Municipal do Chimarrão. Nathi, que é estudante do Monte das Tabocas, não tinha nenhuma experiência anterior com a modalidade, apenas com o skate. A participação na categoria começou após convite do professor de educação física, André Fonseca. “Sempre foi o meu sonho”, conta.

Atualmente, a rotina de treinos é nas terças, quartas e quintas-feiras. A quarta é dedicada somente às gurias. Já as competições são por idade e gênero.

São três títulos de etapas nesse ano e o vice-campeonato no ano passado. (Foto: Leonardo Pereira)

Um dos maiores medos de todas mães e pais são as quedas e lesões em esportes radicais como o bicicross, porém, Nathi nem dá importância para o perigo. Ela conta que caiu apenas uma vez nesse período, na cidade de Novo Hamburgo. “Fiquei com um pouco de medo depois, algo que acontece também quando escapa meu pé do pedal”, detalha.

Incentivo da mãe

Mesmo começando cedo na modalidade, Nathi não tem nenhuma referência regional, nacional ou internacional que busque inspiração. Na realidade, antes de praticar ela curtia o esporte e assistia a vídeos na internet.

No entanto, ela mira as Olimpíadas, no futuro. E toda essa motivação vem por parte de sua mãe, Vanessa Cougo Ferreira, que, segundo ela, é a grande incentivadora. “Minha mãe sempre me ajudou, incentivou e apoiou, dizendo que posso conseguir”, comemora.

Em busca de patrocínio

Nathi quer disputar o Campeonato Brasileiro este ano – que será realizado em Londrina, Paraná, entre os dias 2 e 3 de julho. Então, está buscando patrocínio para seguir na disputa. Atualmente, é patrocinada pelo Moto Clube Venâncio Aires (Mocva) e recebe apoio da Academia do Borba, porém, precisa de mais apoiadores para disputar o Brasileiro.

Empolgada, Nathalie acredita que pode alcançar as Olímpiadas. (Foto: Leonardo Pereira)


Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido