Prenda de Venâncio Aires busca título estadual

De todas as faixas conquistadas até agora, Letícia Schmachtenberg, 25 anos, 1ª Prenda da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), está desde quinta-feira, 19, até este sábado, em Bagé (18ª RT), em busca do maior título sonhado por prendas de todas as categorias: ser prenda estadual.  É lá, na Rainha da Fronteira, que a jovem da Capital Nacional do Chimarrão participa da 51ª Ciranda Cultural de Prendas. Junto com ela seguem a 1ª Prenda Juvenil, Amália Rempel Fontana, de Arroio do Meio, e a 1ª Prenda Mirim, Eduarda Maria Slaifer, de Encantado, respectivamente da 24ª RT.

A Ciranda Cultural tem a realização do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), 18ª RT, Prefeitura de Bagé e apoiadores. Nesta edição, a madrinha será a santanense, Luci Lane Taborda de Oliveira que receberá as 72 afilhadas, sendo 23 candidatas da categoria adulta, 23 juvenil e 26 na categoria mirim. As três primeiras classificadas, em cada categoria, serão anunciadas, neste sábado, à noite, durante fandango oficial.

TÍTULO

Nossa representante conta que recebeu o encargo de 1ª Prenda do Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Chaleira Preta, entidade que representa no concurso, a convite de Kelen Dewes, na época coordenadora cultural. No mês de setembro de 2021, concorreu na etapa regional quando alcançou o título de 1ª Prenda da 24ª RT. Com a  conquista, garantiu a participação na fase estadual. No entanto, a trajetória tradicionalista e o envolvimento com as modalidades artística e cultural se iniciaram, ainda criança, no Departamento de Tradição Gaúcha (DTG) Piazito da Tradição, através da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade Nova, onde estudava. No Piazito integrou as invernadas mirim, juvenil e adulta. Vieram outras entidades, títulos, trabalhos com invernadas, a declamação, auxílio a prendas mirins para concursos, mas o sonho maior foi sendo adiado.

NOSSA REPRESENTANTE

Porto-alegrense de nascimento, Letícia mora em Venâncio Aires, há 21 anos. Com formação Técnica em Informática, é filha de Derci Antônia Rodrigues. Atualmente, recepcionista em empresa de decoração e eventos, a jovem no último ano se dividiu entre o trabalho, os compromissos com o prendado, projetos, eventos e os estudos, com objetivo de participar do concurso estadual.

Na última quinta-feira, as concorrentes foram recepcionadas no Complexo PalAcete Pedro Osório, em Bagé, pela comissão organizadora e atuais prendas do Rio Grande do Sul. Elas também participaram de um momento de integração com familiares e acompanhantes. No final da tarde ocorreu uma benção com solenidade de despedidas da atuais prendas do RS.

A jovem está acompanhada da coordenadora da 24ª RT, Luce Carmen da Rosa Mayer, peão de honra Eagro Müller Filho, coordenadora cultural da 24ª RT, Claudete Rempel, também, mãe da prenda juvenil e as colegas de gestão participantes. Neste sábado, seguem para alguns familiares para prestigiar a concorrente.

PROVAS

Na sexta-feira, 20, na parte da manhã foram realizadas as provas escritas para todas as categorias, que englobam tradição, tradicionalismo, folclore, história, geografia e uma redação, com duas horas e meia de duração. Na parte da tarde, ocorreram as avalições das Mostras Folclóricas. E, às 20h, deu-se a instalação oficial da Ciranda com sessão solene.

Neste sábado, durante todo o dia, estão acontecento as provas artísticas, onde as concorrentes precisam provar suas habilidades por meio de instrumento musical, canto ou declamação, além da oralidade, e defender um tema sorteado na hora. Para encerrar a participação, também, devem apresentar uma dança tradicional e uma dança gaúcha de Salão. Nossa representante terá como peão de honra, durante as provas artísticas, o jovem Eagro Müller Filho.

Trajetória tradicionalista

  • 2009: Conquistou o título de 2ª Prenda Mirim da Associação Tradicionalista Venâncio Airense (ATVA).
  • 2011: 3ª Prenda Juvenil do DTG Piazitos
  • 2012: Filiou-se no CTG Chaleira Preta, sendo integrante das invernadas juvenil e adulta, onde iniciou também na Declamação. Nessa época, conquistou junto com a invernada juvenil da entidade, o inédito título de tricampeã (2013, 2014 e 2015) do Rodeio Regional da 24ª RT. 
  • 2012: 1ª Prenda Juvenil do CTG Chaleira Preta
  • 2014: Participou da Ciranda Cultural de Prendas da ATVA, conquistando o título de 1ª Prenda Adulta.
  • 2015: Conquistou o título de 2ª Prenda do CTG Chaleira Preta e no ano seguinte entrou para a gestão de Prendas da 24ª RT, com a faixa de 2ª Prenda Regional.
  • 2016: Participou do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), na modalidade Danças Gaúchas de Salão, representanto o CTG Chaleira Preta. Na entidade, também foi instrutora de Danças Gaúchas de Salão, Declamação e  da Invernada de Danças Tradicionais Pré-Mirim.
  • 2018: Filiou-se no CTG Erva-Mate, onde desenvolveu atividades também como instrutora da invernada Pré-Mirim e foi uma das organizadoras do Premiart. Participou da Ciranda Cultural de Prendas – fase interna – e conquistou o título de 1ª Prenda da entidade. Pelo Erva-Mate, ainda, participou do Enart na categoria Declamação Prenda Adulta.
  • 2018: Representanto a ATVA participou do concurso que elegeu o trio de soberanas da 15ª Fenachim.
  • 2020: Retornou para o CTG Chaleira Preta, entidade que representa na 51 Ciranda Cultural de Prendas.
  • 2021: Participou da Ciranda Cultural de Prendas – Fase Regional, consagrando-se a 1ª Prenda da 24ª RT, título este que lhe dá o direito a concorrer em âmbito estadual.

Meu abraço vai para…

Meu abraço, hoje, vai para Derci Rodrigues, mãe da nossa representante. Por trás de toda prenda tem uma mãe que dá um colo, faz um chazinho, serve de motorista, estuda junto, vira a guaiaca do lado avesso para auxiliar com as despensas – mesmo que tenham auxilíos da Região e Município – mas para chegar até lá os gastos se somam. Sobretudo, estas mães vivem o sonho com suas filhas. Elas também merecem uma faixa simbólica. Por isso, Derci, meu abraço a ti, extensivo às demais mães das nossas representantes.

“Levo Venâncio no coração e a 24ª RT, mas o Chaleira eu levo na alma, na essência do grito ‘Eu acredito’. E não estou falando em títulos, mas em poder viver intensamente, cada passo, cada caminho, para quando olhar para trás poder sentir a felicidade em tudo que se construiu.”

Letícia Schmachtenberg

1ª Prenda da 24ª RT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido