De 24 em 24 horas, o Alcoólicos Anônimos (AA) Sempre Unidos, de Venâncio Aires, completou 45 anos. O grupo foi fundado em 22 de maio de 1977, por Wilibaldo Lenz e Wilma Kunz, quando também foi criado o Al-Anon, grupo destinado aos amigos e familiares de dependentes que frequentavam o AA.
Na segunda-feira, 30, em uma sala nos fundos da Igreja Matriz, com entrada pela rua Jacob Becker, foi realizada uma reunião comemorativa para celebrar o aniversário da irmandade. A abertura do encontro – que contou com a participação de cerca de 40 pessoas, entre dependentes em recuperação, amigos e familiares – se deu com o tradicional ritual de meditação e oração da serenidade. Depois, foi a vez dos agradecimentos por meio dos organizadores. No encerramento, uma confraternização foi realizada para marcar a data.
Atualmente, o AA tem em torno de 20 pessoas por reunião. Os encontros são realizadas sempre às segundas-feiras, das 20h às 22h. De acordo com Altemir, um dos organizadores do grupo, qualquer pessoa pode se juntar às reuniões, seja sozinha, por indicação ou acompanhada. “Basta querer”, comenta ele.
A comemoração marca também o encontro de número 4.222, sendo que existem integrantes com mais de 35 anos no grupo, enquanto o mais recente comparece há apenas três semanas. Um dos lemas essenciais é ‘Evite o primeiro gole, de 24 em 24 horas’, que estampa uma placa com destaque na sala.
Após cada relato, a sequência do próximo a falar sempre inicia com a frase ‘Que o poder superior esteja com você’, destacando a religiosidade sem crenças determinantes no encontro. Outro ponto importante é não esquecer o passado. Com isso, todos se intitulam dependentes em recuperação, com vitórias diárias.
O membro mais antigo é Norberto, de 77 anos, que se juntou ao grupo em 1987 e conta que foi uma reviravolta em sua vida. “No tempo em que bebia, o meu foco era sempre esse. Acordava pensando nisso. Depois que conheci o que realmente merecia o meu foco, que são as coisas importantes da vida: família, amigos e profissão”, relembra.
O mais recente na turma é Tobias, de 61 anos, que acompanha as reuniões há três semanas. “Fiquei internado em Lajeado por 33 dias e conheci a partir de lá. Está me ajudando muito, estou muito feliz, é um ajudando o outro”, observa.
“Após conhecer o grupo, descobri o que realmente merecia o meu foco, que são as coisas importantes da vida: família, amigos e profissão.”
NORBERTO
Participante do AA
Lemas
• É uma irmandade de pessoas que compartilham, entre si, suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolverem seus problemas comuns e ajudarem outras a se recuperarem do alcoolismo.
• O único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber. Para ser membro do AA, não há taxas ou mensalidades. O grupo é autossuficiente, graças às próprias contribuições.
• O AA não está ligado a nenhuma seita ou religião, nenhum movimento político, nenhuma organização ou instituição. Não deseja entrar em qualquer controvérsia, não apoia, nem combate, quaisquer causas.
• Seu propósito primordial é manter seus membros sóbrios e ajudar outros alcoólicos a alcançarem a sobriedade.
História
1 A irmandade foi criada há 87 anos, nos Estados Unidos, e chegou ao Brasil há 75 anos. Está presente em mais de 190 países.
2 Os passos iniciais do grupo na cidade ocorreram em uma sala da Igreja Matriz, cedida pelo Centro Vocacional João XXIII. A primeira reunião contou com 15 presenças.
3 O grupo Sempre Unidos de Venâncio Aires tem encontros todas as segundas-feiras, às 20h. Os integrantes não precisam falar o sobrenome e nem contar sobre a vida particular.
4 “Existem pessoas que conheço há anos e nem sei o sobrenome. Quem não quiser, não precisa falar, pode ser anônimo, como o próprio nome”, destaca Altemir.