Conhecer a história do município faz parte das atividades dos estudantes, em especial, no 4º ano do Ensino Fundamental, quando o tema integra o currículo escolar. Mas, e se o tema de casa e as atividades de aula pudessem ter como base um conteúdo interativo, com uma linguagem atrativa, jogos, fotos e vídeos? Esse é o propósito do site Venâncio na História, que será lançado nesta quinta-feira, 2, pela Folha do Mate.
No ano em que comemora meio século de atividades, o maior jornal de Venâncio Aires dá a sua contribuição de olho nas futuras gerações de venâncio-airenses, com o portal venancionahistoria.com.br. Para marcar o lançamento do projeto, professores e autoridades serão recebidos no auditório da empresa, às 10h e às 15h30min, para conhecer a novidade.
A diretora Comercial da Folha do Mate, Paula Carvalho, ressalta que o objetivo é que a população, especialmente a comunidade escolar, aproveite a ferramenta e, da mesma forma, sugira conteúdos que possam ser agregados ao site. Segundo Paula, além de contribuir com os estudos, a expectativa é de, ao oferecer conteúdos sobre a história do município, pensados para o público escolar, o projeto também incentive as crianças a terem uma visão mais ampla dos fatos e de personalidades da Capital do Chimarrão, gerando a sensação de pertencimento desde pequenos.
“Entendemos que se sentir parte e conhecer a história torna as pessoas mais responsáveis e cuidadosas com as diversas questões relacionadas ao local onde vivem, desde assuntos e comportamentos relacionados ao meio ambiente até trânsito, política e tudo mais. Que maravilha começar isso já na infância”, destaca, ao observar que as escolas e professores já têm essa preocupação.
“O que queremos com o projeto é dar nossa contribuição, de quem há quase 50 anos registra e conta a história de Venâncio Aires. Sabemos que temos muito a compartilhar. O site torna-se uma forma de reunir essas informações e torná-las mais acessíveis.”
PAULA CARVALHO – Diretora Comercial da Folha do Mate
O estudante do 4º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Brígida do Nascimento, Derick Esmael Watte, 9 anos, já está ansioso para utilizar o site Venâncio na História. “Sei que terá muita coisa boa para aproveitar. Acredito que será um lugar que poderei tirar todas as dúvidas que tenho sobre a cidade que moro. E quero usar o site na sala de aula com meus colegas e também em casa, com meus pais”, afirma ele, que foi um dos alunos que contribuíram com o projeto, por meio de sugestões de conteúdos e da linguagem utilizada.
Acelerando a Transformação Digital
O projeto Venâncio na História foi contemplado pelo programa ‘Acelerando a Transformação Digital’, por meio do qual 25 redações brasileiras – entre elas, três gaúchas – foram selecionadas. A iniciativa é da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner), em parceria com a Meta Journalism Project (a empresa dona do Facebook e Instagram) e do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, sigla em inglês). A equipe da Folha do Mate contou com a mentoria do jornalista Luís Fernando Bovo, diretor de Conteúdo e Operações do Estadão Blue Studio, para desenvolvimento do trabalho.
Sobre o site
O site venancionahistoria.com.br foi desenvolvido pela empresa OneWeb, de Venâncio, e a produção de conteúdo é da equipe da Folha do Mate. Nos últimos meses, profissionais do veículo de comunicação conversaram com alunos e professores da rede pública e privada de Venâncio Aires, a fim de buscarem sugestões de conteúdos e inspirações para o site.
Além disso, pesquisaram e recorreram a publicações sobre a história do município para produzir conteúdos voltados aos estudantes. Nos próximos meses, a plataforma seguirá sendo abastecida com os conteúdos.
A elaboração do projeto Venâncio na História levou em conta sugestões e indicações de professores, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo foi contemplar assuntos que integram o currículo escolar, para que possam ser utilizados em sala de aula.
Além disso, no fim de março, uma etapa de pesquisa foi realizada com alunos de 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Duarte de Macedo, Escola Estadual de Ensino Fundamental Brígida do Nascimento e do Colégio Gaspar Silveira Martins.
Entre os conteúdos já disponíveis no site estão os bairros e distritos, o surgimento do município, quem foi Venâncio Aires, a construção da Igreja São Sebastião Mártir, a história do hino e do brasão do Município, explicações sobre os Três poderes e a relação de todos os prefeitos eleitos.
Também já podem ser conferidos materiais sobre a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), a Figueira Centenária e o arroio Castelhano, entre outros.
Educadores, alunos e demais pessoas da comunidade podem sugerir novos temas, para que sejam abordados por meio de textos, vídeos ou atividades. O contato pode ser feito pelo e-mail [email protected].
Minha Escola na História
Mais do que possibilitar que os estudantes leiam e assistam aos conteúdos do portal venancionahistoria.com.br, a Folha do Mate quer propor atividades práticas, em sala de aula, que façam as crianças mergulharem na história da comunidade. Ao encontro disso, foi criado o desafio ‘Minha Escola na História’, com o objetivo de reunir um histórico sobre as escolas de Venâncio Aires.
Cada instituição de ensino é convidada a produzir, com alunos matriculados no 4º ano do Ensino Fundamental, uma reportagem sobre a história do educandário. As produções serão avaliadas por uma comissão interna da Folha do Mate e, posteriormente, divulgadas no portal Venâncio na História. As três melhores reportagens serão premiadas, quando os alunos da turma receberão uma atividade especial, no segundo semestre.