O Comitê de Ação e Cidadania contra Fome, Miséria e pela Vida terá nova diretoria. A agricultora Mônica Cristina Fernandes de Moraes, de 44 anos, assumirá a presidência no lugar de Vera Sueli Waccholz, pelos próximos dois anos. A posse está marcada para o dia 23, a partir das 18h30min, na Casa de Acolhimento.
Mônica ressalta que a entidade é responsável pelo gerenciamento da Casa de Acolhimento, localizada no bairro Coronel Brito. “A Prefeitura mantém, mas nós somos encarregados de fazer a manutenção e garantir o bem-estar das crianças e adolescentes que vivem na casa”, explica. Para isso, arrecada alimentos que são doados por empresários do município, realiza parcerias com outras entidades e busca recursos de programas que ofereçam uma ajuda financeira para custear despesas extras.
Dentre alguns projetos que são executados na casa está a horta, em parceria com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), cujo objetivo é ensinar sobre o cultivo das verduras. Já a finalização da pracinha e a recolocação dos banheiros para dentro do estabelecimento estão em fase de finalização. Outra ação é a remodelação dos quartos, com a compra de novas roupas de camas e mobílias, que será viabilizada com doação em valores das empresas China Brasil Tabacos e Alliance One. Atualmente, 13 crianças e adolescentes residem na Casa de Acolhimento, onde atuam cerca de 10 funcionários.
Trajetória
Mônica atualmente é diretora do Sindicato Rural, vice-presidente da Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), presidente do Conselho Alimentação Escolar (CAE) e do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), além de demais participações em outros conselhos. Com relação ao Comitê de Ação e Cidadania contra Fome, Miséria e pela Vida, a futura presidente relata que conheceu a Casa de Acolhimento por meio do Sindicato Rural. “Fizemos uma visita e eu fiquei encantada, mas senti muito pelas crianças e adolescentes”, acrescenta. Devido à preocupação e o interesse com a realidade que vivenciou, foi indicada pelo presidente do Sindicato Rural, Ornélio Sausen, para participar da diretoria, em nome da entidade. Assim, depois das eleições, em 2020, ela entrou como secretária do conselho fiscal.
Agora, a atual presidente, Vera Wachholtz, sugeriu o nome de Mônica para assumir o cargo. “Foi uma surpresa. Primeiro eu não sabia se estava preparada, mas a Vera me incentivou muito e aceitei”, declara. Para a gestão 2022/2024, ela espera manter a Casa de Acolhimento da melhor maneira possível, e conta com a ajuda de toda a comunidade e administração.
Diretoria
Presidente: Mônica de Moraes
Vice-presidente: Vera Wachholtz
Tesoureira: Célia Loeblein
Vice-tesoureiro: Tiago Maracci
Secretária: Rosilene Müller
Vice-secretária: Marion Kist
Conselheiros fiscais: Mara Inês Frey, Paulo Barden, Líria Becker Meurer e Marcelo Schuch
Leia mais: