Na tarde de ontem, foi lançado, no Museu Antropológico do Rio Grande do Sul (Mars), em Porto Alegre, o livro ‘50 Textos do Cinquentenário do 20 de Novembro’. A coletânea conta com textos de 50 escritores, de 27 municípios gaúchos trazendo seus olhares e narrativas acerca da data de reflexão sobre consciência negra.
O venâncio-airense Sérgio Rosa, escritor, ator e produtor de conteúdos afro, integra a obra com o texto ‘Queria que novembro fosse o ano inteiro’. “Fazer parte dessa obra coletiva, que traz um olhar para luta negra a partir do 20 de novembro, é de suma importância, pois precisamos enegrecer os pensamentos e as reflexões”, comenta Rosa. A obra faz parte da Coleção Literatura Negra, organizada pelo Instituto Estadual do Livro. Nos próximos dias, estará disponível na Biblioteca Municipal Caá Yari, Venâncio Aires.
“Se um livro por si só já é um instrumento de transformação, esse livro quando vem carregado de uma essência escrita negrejada, torna-se ainda mais potente e reverbera de forma diferente na alma e mente do leitor.”
SÉRGIO ROSA
Escritor
Sobre a obra
O livro ‘50 Textos do Cinquentenário do 20 de Novembro’ é fruto do edital lançado no final de 2021, numa parceria da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac/RS) e a Comissão do Cinquentenário em celebração aos 50 anos do 20 de novembro, data idealizada pelo Grupo Cultural Palmares, tendo como um de seus líderes o ativista, escritor e pesquisador negro Oliveira Silveira.