Desde a segunda-feira, 6, no bairro Santa Tecla, junto à Cabana Apolo, moradores de rua e pessoas necessitadas encontram alento com uma geladeira com água e comida, além de frutas em uma cesta ao lado. O proprietário da cabana, Marciano João Weiss, 41 anos, foi quem teve a ideia. Ele abastece a geladeira, diariamente, com alimentos que sobram do seu estabelecimento e convida que a comunidade também ajude, levando produtos alimentícios, para ajudar o próximo.
A geladeira está disponível 24 horas por dia, em frente à cabana, em um local com luz elétrica, bancos e mesas para que ali se possa fazer um lanche. “Não quero me promover fazendo isso, apenas ajudar as pessoas, e peço para que me ajudem a manter a geladeira abastecida.” A localização da cabana é também sugestiva, já que fica na Rua Fernando Manoel Schwingel, que liga a cidade ao interior, e também, próximo da Escola Estadual de Ensino Fundamental Leontina.
Weiss comenta que não está aceitando valores em dinheiro, pois prefere que cada um compre o que quiser doar e leve no local. “Em dois dias desde que comecei, já vi que umas três ou quatro pessoas fizeram uso e foram conscientes, está funcionando.” Ele inclusive comprou embalagens de marmita, para separar porções de alimentos.
Segundo o voluntário, a ideia surgiu após conhecer um homem que, pelas 2h30min de um domingo, quando encerrava um baile e fechava o estabelecimento, passou pedindo comida. “Ele me disse que queria comer antes de começar a trabalhar e que me pagaria já nos próximos dias. Ao ajudar ele, fiquei pensando quantas outras pessoas também estão nesta situação.” A geladeira, em estado conservado, foi trazida da chácara de Weiss.