Dentre as obras e melhorias previstas para a saúde de Venâncio Aires está a reforma e ampliação da Farmácia Municipal, cujo processo de licitação está em andamento. Quem usa frequentemente o local – principalmente no início do mês, quando a demanda de retirada de medicamentos do Estado ou do Município aumenta –, sabe da necessidade por alterações que proporcionem mais conforto e agilidade à população.
A intenção é que o espaço tenha uma recepção maior, com proteção contra a chuva e o sol quente, com mais bancos e sistema de senhas, para que as pessoas não precisem esperar em filas, de pé. Um estacionamento mais organizado também será feito e o número de guichês será ampliado. Atualmente, a retirada de medicamentos do Estado e do Município funcionam no mesmo lugar, mas com a ampliação, a parte estadual passará a ser na lateral do prédio com três guichês independentes e a parte municipal continuará na parte da frente, com nove guichês.
A farmacêutica coordenadora da Farmácia Municipal, Natasha Artus, afirma que o período de movimento é nos primeiros dias dos meses, quando os pacientes vêm buscar a medicação. Ela, inclusive, destaca que muitos vêm antes do previsto, pois temem que não consigam o medicamento, principalmente os do Estado, que vêm em menor quantidade do que a demanda necessária. “Esperamos que, com as modificações, as filas diminuam e aumente a rapidez na entrega”, projeta.
O secretário de Saúde, Tiago Quintana, comenta que o objetivo é tornar o ambiente mais confortável para quem usa. “Já tentamos conscientizar as pessoas para que não venham todos no mesmo período, mas é difícil, sempre sobrecarrega no início do mês.” A reforma pretende amenizar com mais guichês de atendimento, além da estrutura receber acessibilidade.

Benefícios para quem usa
Uma das pessoas que frequentemente vai até a Farmácia Municipal para retirar medicamentos para os filhos é Edilaine Lopes Bandeira, 28 anos. Ela explica que busca os itens para tratar alergias e infecções respiratórias, como gripes. “Estou desempregada e dependo destes remédios. Já cheguei a ficar meia hora na fila aqui, mas acredito que com essas mudança deve melhorar.”
Edilaine enfatiza que as senhas devem ser a ferramenta mais útil, para não precisar esperar em uma fila. “Em dias de chuva e frio é complicado. O ideal seria dividir essas pessoas em dias diferentes para a retirada, mas sabemos que todos precisam e vêm nos mesmos dias.”

- O processo de licitação para a reforma da Farmácia Municipal está aberto e o recebimento das propostas ocorre na próxima quinta-feira, 23, às 14h, na Prefeitura. O valor estimado da obra é de R$ 221.023,54 e prazo será de 60 dias para ser concluída, a partir do início do serviço.