Um bilhete entregue por um aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Odila Rosa Scherer mostra o quanto o Programa Educacional de Resistências às drogas e à Violência (Proerd) tem a capacidade de mudar vidas. Em um português que ainda está se aperfeiçoando, o menino fez um agradecimento especial ao soldado Tiago Muniz, instrutor do Proerd que atua na Brigada Militar de Venâncio. “…Você é mais que um professor, para mim é mais que um amigo, é uma pessoa que deu sentido a muitas coisas”.
Muniz, que foi aluno do Proerd, entrou para a BM em outubro de 2009. Doze anos depois, após a formatura em Direito e levado pelo amor que tem pelas crianças, decidiu fazer o curso e se tornou instrutor do Programa. “Muito disso devo ao colega Moisés Bica de Assunção, que mesmo de longe, me ajudou muito no período do curso”, destacou Muniz. Assunção é um dos mentores Proerd da BM do Rio Grande do Sul, que por anos conduziu as aulas do Proerd, mas que hoje não atua mais na BM da Capital do Chimarrão.
Para o soldado Muniz, as crianças são a base da sociedade e aqueles que têm a pureza no coração e a sinceridade como característica principal. “Acredito muito que temos que gerar bons exemplos para que estas crianças se inspirem a ser bons cidadãos”.
O instrutor observou que este primeiro ciclo do Proerd foi um período desafiador e de muito aprendizado. Através do Proerd, os alunos aprendem como lidar com situações de tensão, assim como recebem informações sobre os malefícios das drogas e como resistir a situações de risco, fazendo escolhas seguras e responsáveis. “Além disso, trabalhamos temas como ‘bullyng’, formas de relatar uma situação a um adulto de confiança e como ser um bom cidadão”.
No primeiro semestre foram 144 alunos de sete turmas de 5º anos das escolas Odila Rosa Scherer, Crescer, Cidade Nova e Benno Breuning. Nesta retomada pós pandemia, explica a capitão Michele da Silva Vargas, a 3ª Companhia teve, além do soldado Muniz, a capacitação da soldado Eliana Hertz.
O comandante da 3ª Cia cita que a capacitação de mais um instrutor do Proerd possibilita uma maior abrangência nas ações de prevenção com crianças e adolescentes. Por isso, para o segundo semestre, a intenção é de chegar, no total, aos 300 alunos. Segundo o soldado Muniz, o Programa será estendido a três escolas de Mato Leitão, capacitando 56 alunos. O restante serão turmas de escolas de Venâncio, ainda a serem definidas.
“Esse primeiro ciclo de Proerd na minha vida foi um período desafiador, de muito aprendizado, mas também de uma sensação indescritível em que recebi um amor enorme das crianças e com certeza sou um policial e um ser humano melhor após esses dias que vivi com eles. Me sinto uma pessoa privilegiada e realizada por ter a oportunidade de ajudar um pouquinho cada um deles, cada um do seu jeito, mas renovei minha esperança de um mundo melhor através deles”.
TIAGO MUNIZ
Soldado, instrutor do Proerd
Parcerias
A capitão Michele destaca a importância dos parceiros para a efetivação do projeto, principalmente na formatura, onde os alunos ganham camisetas e depois concorrem a uma série de brindes. “São parceiros que aderem ao Programa, como o Poder Legislativo de Venâncio, o Sicredi e o Consepro, auxiliando na compra de camisetas para os alunos, com o fim de dar maior visibilidade ao Programa dentro e fora das escolas”.
Apesar da primeira turma ter concluído as dez lições, a formatura ainda não foi realizada. “A intenção era de fazer a formatura destes alunos ainda no primeiro semestre. Mas dependemos de questões financeiras para a confecção das camisetas”, observou o soldado Muniz.
O Consepro fez um projeto, com a parceria do Sicredi, para arrecadar o valor das camisetas e aguarda a definição dos valores para que elas sejam confeccionadas. Os brindes para sorteio, em anos anteriores, eram doados por empresas do município. Interessados am ajudar podem ligar diretamente para a Brigada Militar, pelo 3741-1717.
“Ainda, estamos buscando parceiros para os brindes que serão sorteados na formatura no final do ano, mas a ideia é de premiações que contribuam na educação, como tablet, notebook e kindle. Interessados podem entrar em contato com a Brigada Militar, pelo telefone 3741-1717”.
MICHELE DA SILVA VARGAS
Comandante da 3ª Cia