Com a chegada do inverno, os cuidados com a saúde e a prevenção de doenças respiratórias devem ser ainda mais intensos. Uma das proteções que está disponível para toda população é a vacinação contra a influenza (gripe). No entanto, restam poucos dias para garantir a aplicação da dose. A campanha que começou em abril segue até esta sexta-feira, 24. Para se vacinar, é necessário apresentar cartão do SUS, carteira de vacinação e documento com foto.
A vacinação está liberada para a população em geral, por isso, qualquer pessoa com 12 anos ou mais pode procurar um posto e receber a dose. Porém, mesmo que este seja o público que mais está procurando o imunizante, a preferência é que as pessoas dos grupos prioritários se vacinem (veja o box).
A enfermeira responsável pelo setor de imunizações de Venâncio Aires, Janete Fernandes de Souza, destaca que a procura continua baixa pelas pessoas prioritárias. Ela explica que a campanha se estende oficialmente pelo Ministério da Saúde até esta sexta-feira, 24, porém, a vacinação continua até que os estoques da vacina sejam zerados.
- Para adolescentes com 12 anos ou mais e adultos, não é mais necessário fazer intervalo entre a aplicação da vacina contra gripe e contra Covid-19. Elas podem ser feitas no mesmo momento.
- 48,3% das pessoas dos grupos prioritários receberam a dose da vacina contra a gripe, em Venâncio Aires. A meta do Ministério da Saúde é de que cada município chegue em 90% de imunização. O total de pessoas inclusas nestes grupos é 27.751.
Grupos prioritários
Idosos, profissionais da saúde, gestantes, puérperas (pós-parto até 45 dias), trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivos, integrantes das Forças de Segurança e Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.
Locais e horários para vacinação
- UBS Santa Tecla, UBS Cruzeiro e UBS Central: segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h30min às 16h
- UBS Gressler: segunda, quarta e sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h30min às 16h. Terça e quinta, das 9h às 11h, das 13h30min às 16h e das 17h às 19h
- ESFs Santa Tecla, Caic, Coronel Brito, Macedo, Mariante, Tabalar, Gressler: segunda a quinta, das 9h às 11h e das 13h30min às 16h. Sexta-feira, das 9h às 11h
- No interior, nas UBSs Deodoro, Santa Emília, Tangerinas/Vila Arlindo, Centro Linha Brasil e Palanque. É aconselhável ligar antes, já que em algumas unidades do interior a vacinação ocorre em dias específicos.