Produtoras de Venâncio participam da 7ª edição do Jovens em Campo

-

Na segunda e na terça-feira, 20 e 21, ocorreu, no Centro de Eventos do Hotel Wish Serrano, em Gramado, a 7ª edição do evento Jovens em Campo, promovido pela Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul). A programação foi realizada pela comissão jovem da Farsul com patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) e Bayer. Neste ano, o tema foi ‘Heróis do Agro’ e destacou o trabalho de combate à desinformação e fake news sobre o setor, além da sucessão nas propriedades e novas tecnologias que também foram abordadas durante o evento.

Quem participou do evento foram as venâncio-airenses Letícia Eichelberger, 26 anos, que mora em Linha Tangerinas e é produtora de morangos; e a Jaqueline Iasmin Schwendler, 23 anos, de Arroio Grande e que atua na bovinocultura leiteira. A dupla foi a única da Capital do Chimarrão presente no evento, que contou com a participação de mais de 500 pessoas, entre jovens e diretores de sindicatos.

Para elas, a experiência buscou incentivar a continuação do jovem na agricultura. “Adoramos participar, aprendemos como lidar melhor com as gerações diferentes que estão dentro da propriedade e como combater as fake news relacionadas ao agro”, comenta Letícia. Outro ponto destacado pela dupla foi a comunicação não agressiva, seja na propriedade ou nas redes sociais. “É a importância de estudar e buscar conhecimentos, já que temos muita informação nas nossas mãos”, afirma Jaqueline.

A importância da boa gestão e o empreendedorismo nas propriedades rurais também foram o foco do evento. Apesar da programação evidenciar a participação do jovem, as produtoras observam que, a partir de agora, com o aumento da expectativa de vida, é importante que adultos e idosos também estejam informados para que a produção tenha cada vez mais um bom retorno. “Temos que trazer para as redes sociais o nosso dia a dia na agricultura e poder desmistificar muita coisa que é dita por pessoas que são leigas no assunto”, considera Letícia.

“É importante também nos inserirmos no ambiente do sindicato para acontecer realmente uma sucessão rural. Foi a primeira vez que participamos de eventos deste tipo, mas agora já queremos planejar os próximos.”
JAQUELINE IASMIN SCHWENDLER
Agricultora que atua na bovinocultura leiteira



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido