Na segunda e na terça-feira, 20 e 21, ocorreu, no Centro de Eventos do Hotel Wish Serrano, em Gramado, a 7ª edição do evento Jovens em Campo, promovido pela Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul). A programação foi realizada pela comissão jovem da Farsul com patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) e Bayer. Neste ano, o tema foi ‘Heróis do Agro’ e destacou o trabalho de combate à desinformação e fake news sobre o setor, além da sucessão nas propriedades e novas tecnologias que também foram abordadas durante o evento.
Quem participou do evento foram as venâncio-airenses Letícia Eichelberger, 26 anos, que mora em Linha Tangerinas e é produtora de morangos; e a Jaqueline Iasmin Schwendler, 23 anos, de Arroio Grande e que atua na bovinocultura leiteira. A dupla foi a única da Capital do Chimarrão presente no evento, que contou com a participação de mais de 500 pessoas, entre jovens e diretores de sindicatos.
Para elas, a experiência buscou incentivar a continuação do jovem na agricultura. “Adoramos participar, aprendemos como lidar melhor com as gerações diferentes que estão dentro da propriedade e como combater as fake news relacionadas ao agro”, comenta Letícia. Outro ponto destacado pela dupla foi a comunicação não agressiva, seja na propriedade ou nas redes sociais. “É a importância de estudar e buscar conhecimentos, já que temos muita informação nas nossas mãos”, afirma Jaqueline.
A importância da boa gestão e o empreendedorismo nas propriedades rurais também foram o foco do evento. Apesar da programação evidenciar a participação do jovem, as produtoras observam que, a partir de agora, com o aumento da expectativa de vida, é importante que adultos e idosos também estejam informados para que a produção tenha cada vez mais um bom retorno. “Temos que trazer para as redes sociais o nosso dia a dia na agricultura e poder desmistificar muita coisa que é dita por pessoas que são leigas no assunto”, considera Letícia.
“É importante também nos inserirmos no ambiente do sindicato para acontecer realmente uma sucessão rural. Foi a primeira vez que participamos de eventos deste tipo, mas agora já queremos planejar os próximos.”
JAQUELINE IASMIN SCHWENDLER
Agricultora que atua na bovinocultura leiteira